Produto foi arrancado com urgência pela ANVISA e proibido de ser comercializado após grave denúncia
Como muitos sabem, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse processo também abrange ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.
Inclusive, no dia 14 de julho de 2014, a ANVISA baixou uma proibição de um produto potencialmente perigoso, após grave denúncia, afinal de contas, se o produto em questão for mal manipulado pode apresentar sérios riscos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Venda Proibida
Estamos falando do produto TUDCA (Ácido Tauroursodesoxicólico), cuja empresa denunciada foi colocada como desconhecida no comunicado oficial da ANVISA.
O comunicado foi publicado por meio da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.293, DE 12 DE JULHO DE 2022, D.O.U. de 13/07/2022, a qual a agência alegou ter apreendido o produto e baixando a proibição da comercialização da mesma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi motivada considerando a denúncia da empresa Muwiz Indústria e Laboratório LTDA, CNPJ nº 08.787.804/0001-94, a qual foi indicada erroneamente como fabricante do produto falsificado TUDCA (ácido tauroursodesoxicólico) em cápsulas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lacrada pela polícia, falência e dívidas: Fim de emissora tão grande quanto a Globo devasta o Brasil após 30 anos
● 600M no bolso em 2025: Esses são os números mais sorteados e 5 dicas infalíveis para faturar Mega da Virada
● FIM da CNH: Nova lei de trânsito traz multa arrasadora e ADEUS à habilitação por 12 meses
Ainda de acordo com o comunicado da Anvisa, o produto era vendido no comércio eletrônico e por estabelecimentos físicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tratava-se de um produto de origem clandestina, sendo assim ficou praticamente impossível identificar o real responsável pela fabricação e as condições higiênico-sanitárias, as quais esse produto foi fabricado.
Além disso, o produto ainda apresentava substância “ácido tauroursodesoxicólico” que já não era autorizada em suplementos alimentares.
O que é o TUDCA?
De acordo com o portal Formularium, o Ácido Tauroursodesoxicólico (TUDCA) é formado a partir da conjugação de outro ácido biliar: O ursodesoxicólico, com o aminoácido taurina.
Como suplemento alimentar, o TUDCA é considerado o melhor e mais potente protetor hepático da atualidade, pois possui
ação de desintoxicação do fígado, bem como propriedades antioxidantes.