COLUNA DE OPINIÃO
Indo de mal a pior e fragilizada: o que as emissoras precisam fazer para tirar a hegemonia da Globo?
17/10/2021 às 12h00
A Record, o SBT, a Band e a RedeTV! lutam contra o tempo e aproveitam um momento de fragilidade da Globo para conseguirem destaque na TV
Muito se fala, e se reclama, sobre a hegemonia da Globo na TV aberta brasileira. A emissora é líder absoluta de audiência há anos e raramente alguma atração consegue ultrapassá-la nas principais praças do país, localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. O que se pode fazer, afinal, para derrubar o poderio da platinada nos próximos anos?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Band já contratou Faustão para o seu time de profissionais nos últimos meses e planeja uma grande estreia para o apresentador em janeiro de 2022. O veterano é um ímã de publicidade e contará com uma equipe de peso, que já brilhou ao longo de 30 anos na Globo.
A emissora dos Saad também comprou os direitos de exibição da Fórmula 1, que foi queridinha da platinada por anos. Agora, com o corte de gastos da empresa carioca, esse tipo de esporte pode parar nas mãos de outros canais, como o que aconteceu com a Band.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Record também aproveitou uma brecha da rival e contratou o Paulistão para os próximos anos. A emissora dos bispos terá a oportunidade de comer pelas beiradas e exibirá partidas que garantiam à concorrente altos números de audiência. Além disso, também investe em formatos próprios de reality shows, como o “Ilha Record”.
O problema é que o canal tem uma limitação muito grande por causa dos bispos, já que em vez de exibir conteúdos atrativos para competir com programas como o “The Noite” e o “Conversa Com Bial”, tem que mostrar programas evangélicos da Igreja Universal. Isso faz a empresa perder demais, já que não passa de 1 ponto em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MIRANDO NAS CHUTEIRAS
O SBT também se movimentou no esporte e conseguiu alcançar a liderança com a exibição de jogos da Libertadores e do Brasileirão. Ultrapassar a audiência da Globo em horários importantes é um fato que não acontecia há muito tempo e a empresa de Silvio Santos parece que vai investir cada vez mais nesse nicho.
DE MAL A PIOR
A RedeTV!, por sua vez, continua estagnada. A emissora contrata subcelebridades para apresentar programas e isso dificulta a relevância de alguns produtos. No momento, apenas Sonia Abrão e Claudete Troiano conseguem fazer atrações que não precisaram de muitas alterações com o tempo, mas ainda assim tudo carece de tecnologia e qualidade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Irreconhecível, mais velho e fora do país: Pablo, do Qual é a Música, vive nesta situação hoje
● Lembra dela? Atriz mirim de Alma Gêmea está irreconhecível, vivendo longe dos holofotes e com profissão comum
● Eterno Cirilo de Carrossel dá basta, assume sobre sexualidade e confessa “Eu sou”
Este texto não reflete necessariamente a opinião do TV Foco.
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]