O que esperar de Travessia? A nova história de Gloria Perez será um folhetim clássico da Globo
Dramas humanos, encontros, desencontros, amores, decepções, ambição. Uma trama que mostra que viver pode ser um desafio, com obstáculos, mas, também, com superação e alegrias. E que a grande beleza do destino é sempre encontrar formas de seguir adiante. É com esses elementos que Travessia, novela das nove da Globo que estreia no dia 10 de outubro, escrita por Gloria Perez e com direção artística de Mauro Mendonça Filho, promete emocionar, divertir e fazer refletir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Velhos conhecidos da humanidade, os boatos, as intrigas e os fuxicos sempre foram capazes de promover estragos e mudanças de rumo na vida das pessoas. “A internet e as redes sociais ampliaram esse poder e a informação maliciosa já não fica mais restrita ao boca-a-boca. Agora, ela se propaga rapidamente e sem limites geográficos”, falou Gloria Perez em entrevista para a Globo.
E é este o ponto de partida da história: uma deepfake (inteligência artificial usada para fazer montagens substituindo rostos e vozes em vídeos realistas) produzida aleatoriamente e divulgada nas redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Portugal, um grupo de jovens faz uma montagem, de brincadeira, em um vídeo, sem avaliar o quão prejudicial ela pode ser. Do outro lado do mundo, no interior do Maranhão, essa ação impacta e transforma radicalmente a vida de Brisa (Lucy Alves), que se vê obrigada a encarar uma longa e complexa jornada para recuperar sua identidade e sua vida de volta.
Marca da autora Gloria Perez, Travessia é um folhetim clássico, e a trama, dessa vez, mostrará os limites éticos e morais – ou a falta deles – em um mundo que ainda aprende a lidar com o ônus e o bônus trazidos pela internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A PROTAGONISTA
A autora da Globo destacou que suas histórias têm o intuito de divertir, envolver através da emoção e, também, fazer pensar sobre alguns temas. Além disso, é muito comum nas obras da autora trazer para a dramaturgia protagonistas fortes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Brisa é exatamente assim: intensa, cheia de personalidade e atitude, também de muita ternura e alegria. Tendo ficado órfã muito cedo, cresceu nas casas de um e de outro, aprendendo a se virar sozinha, a se defender sozinha. Tem a força e as carências dos sobreviventes. Como todas as minhas protagonistas, vai enfrentar os obstáculos com os quais terá que lidar em sua travessia, com os erros, acertos, a coragem e as fragilidades que fazem parte da complexidade humana”, adiantou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mauro Mendonça Filho conta que, além de uma trama central contundente, “Travessia’ traz assuntos que mexem com as pessoas através de personagens cativantes. É uma novela com emoção, romance, drama, humor, música e beleza”, descreveu.
O diretor artístico da obra acrescenta que, mesmo com temas relacionados aos avanços do mundo digital, que ainda são pouco conhecidos, o público não verá uma obra cheia de efeitos ou computação.
“O foco da novela está no humano, no quanto o uso desenfreado de internet, celular, redes sociais, robôs e inteligência artificial têm alterado as relações e o comportamento das pessoas. A história se desenvolve no eixo Maranhão–Rio de Janeiro–Lisboa, com todas as matizes e diferenças culturais de cada lugar bem esclarecidas, mas aproximadas pelo uso da tecnologia. Como sempre, Gloria abordando assuntos relevantes e de identificação universal”, destacou.
Travessia é uma novela criada e escrita apenas por Gloria Perez. A direção artística é de Mauro Mendonça Filho e a direção restante se divide entre: Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos.