Saiba como proteger sua bagagem na hora de viajar
Quem acompanha as notícias deve ter ficado sabendo sobre o drama vivido por duas brasileiras, que foram presas na Alemanha após terem as malas trocadas por bagagens com droga. A notícia acabou acendendo um grande alerta e deixou várias pessoas com medo de caírem em golpes.
Isso porque a hora de viajar é sempre precedida por uma grande expectativa. Dessa forma, faz-se necessário toda uma organização prévia das roupas e acessórios que serão levados fazem parte desse processo. Contudo, o grande temor acontece justamente na hora de despachar a bagagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque uma série de problemas podem acontecer. Um dos mais temidos, sem sombra de dúvidas, é o extravio de bagagens, que pode causar grandes prejuízos aos passageiros. Aliás, para evitar esse problema, algumas ações podem ser tomadas ainda no momento de organização dos pertences.
Diante de tantos medos, a advogada Carolina Vesentini, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, em entrevista ao portal Agência Brasil, ofereceu algumas orientações aos passageiros. Ela ressalta que a responsabilidade pela bagagem antes do check-in é integralmente do passageiro.
Depois disso, a responsabilidade é totalmente da companhia aérea. Assim, é dever da corporação transportar os pertences de forma segura até o destino. Algumas medidas podem ser tomadas para identificar a sua mala com maior facilidade na hora da esteira, como personalizar ou usar algum acessório.
O QUE FAZER SE A BAGAGEM TIVER SIDO DANIFICADA OU EXTRAVIADA?
Se o passageiro notar que a bagagem foi danificada, ele deverá reclamar imediatamente no guichê da companhia aérea. Perdas, danos ou atrasos de mala também são de responsabilidade da empresa aérea. Em casos de extravio, a companhia tem 7 dias para localizar a bagagem, em caso de voos nacionais e 21 dias para voos internacionais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE