Funcionários do Outback passavam por constrangimentos
O assédio moral dos funcionários do Outback foi deixado de lado após uma denúncia feita no Ministério Público do Trabalho do estado do Maranhão. Os colaboradores da rede de restaurantes eram obrigados a se ajoelharem para os clientes.
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Algo totalmente constrangedor, mas que a justificativa dada era que os colaboradores precisavam ficar cara a cara com os clientes, no mesmo nível, onde o fato de se ajoelharem era para que os mesmos tivessem um atendimento humanizado.
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Após a denúncia, a franquia de restaurantes resolveu retirar essa obrigação dos seus funcionários, proibindo essa prática no estabelecimento. Mas o caso não passou batido nas redes sociais.
Vários clientes repercutiram nas redes sociais após clientes denunciarem o serviço pela internet. A empresa se defendeu no portal G1, que divulgou que os colaboradores não deveriam se ajoelhar, mas sim fazer contato visual com os consumidores, abaixando-se ou se sentando-se à mesa.
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Depois da repercussão negativa, o Outback informou que a orientação foi encerrada no último domingo (19). Quem fez a denúncia ao Ministério Público foi a advogada Beatriz Salgado.
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Ela expôs que no dia 16 de março, compareceu ao Outback de São Luís, e que ao ser atendida, a colaboradora se ajoelhou. Sem entender o motivo, a mulher perguntou o motivo e notou que outros funcionários estavam tratando os clientes do local da mesma forma.
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A advogada destacou que chegou a pedir para que os profissionais não se ajoelhassem. Porém, uma colaboradora rebateu dizendo que eram normas do Outback.
Beatriz decidiu fazer um vídeo escancarando o caso. Ela contou que até recebeu desabafos de funcionários e outros clientes do estabelecimento, contendo fotos dos atendentes de joelhos durante o atendimento.
O QUE A REDE DE RESTAURANTES ALEGA?
Nas redes sociais, os clientes do Outback confirmaram que já presenciaram o ocorrido. Em nota, a rede de restaurantes disse que a prática nunca foi obrigatória. Já o Ministério Público do Trabalho segue investigando o caso.