O ministro Bolsonarista teria se irritado durante uma gravação para o ‘Agora é com Lacombe’
O clima parece ter esquentado nos bastidores da RedeTV! na última quinta-feira, 22, quando Luís Ernesto Lacombe entrevistou o ministro da Economia, Paulo Guedes. A entrevista estava planejada para ser exibida na íntegra no ‘Agora com Lacombe’, mas apenas alguns trechos da conversa foram ao ar no ‘Leitura Dinâmica’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Ricardo Feltrin, colunista do UOL, Paulo Guedes abandonou a entrevista após uma pergunta não lhe agradar. Mas antes do fim da conversa, até mesmo Lacombe teria ficado irritado na RedeTV!.
O motivo do desconforto do jornalista foi que o diretor de jornalismo da emissora, Franz Vacek, mandou que ele usasse um ponto eletrônico durante a entrevista, algo inédito para Lacombe no canal de Osasco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ex-Globo nunca havia usado o equipamento durante os seus programas na RedeTV!, o assessório permite que alguém fale com ele enquanto está gravando ou em um programa ao vivo. O chefe do departamento de jornalismo, além de mandar Lacombe usar o ponto, também ficou como ‘guia’ da entrevista na ilha de edição.
Segundo fontes do colunista, o pedido de Vacek já incomodou o apresentador, mas ele acatou a ordem do seu superior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estopim para o estresse de Lacombe e de Paulo Guedes aconteceu quando o diretor de jornalismo pediu para contratado da RedeTV! questionar o ministro de Bolsonaro era contra ou a favor do piso de enfermagem.
Lacombe relutou, pois sabia que aquela pergunta irritaria o visitante. Mesmo assim, o jornalista fez o questionamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lacombe é arrancado da RedeTV, descobre pior diagnóstico e jornalista dá notícia chocante: “Está sofrendo”
● Por culpa de Sikêra Jr, Lacombe é punido na RedeTV! e é arrancado do ar a força: “Prejuízo”
● Lacombe esmurra menosprezo e confirma o pior após ser tirado do ar na RedeTV: “Não estou à venda”
Paulo Guedes então teria respondido que era contra o piso da enfermagem “como técnico” e “como ministro”.
Logo depois da resposta, o ministro se arrependeu da declaração e pediu para que o trecho fosse apagado da gravação. Minutos depois, o economista do governo Bolsonaro teria ficado ainda mais irritado ao saber que, antes dele, Ciro Nogueira (PP), ministro da Casa Civil, também havia sido entrevistado no programa de Lacombe.
“Esse cara não apoia o Bolsonaro. Vocês estão sendo muito tendenciosos“, afirmou Guedes, irritado, e já abandonando o estúdio. O ministro ainda sentenciou antes de deixar o local: “Se essa entrevista for pro ar, Lula tá eleito no dia seguinte.”
A declaração teria surpreendido até mesmo os contratados da RedeTV!, gerando um climão na emissora.
O QUE DIZ O MINISTÉRIO DA ECONOMIA
Procurada pelo UOL, a assessoria do Ministério da Economia negou que Paulo Guedes tenha ficado irritado com a entrevista na RedeTV!
“Paulo Guedes fez uma visita institucional à emissora e foi recebido por seu presidente, Amílcare Dallevo, e o diretor de Jornalismo, Franz Vacek”, iniciou a equipe de comunicação.
Segundo a assessoria, ambos pediram que Guedes fizesse uma participação na gravação do “Agora com Lacombe”. “A política econômica (seria) o tema da entrevista. Outros assuntos foram considerados, em comum acordo, fora da pauta”. O ministério disse ainda que, após a gravação, a autoridade conversou com funcionários da RedeTV e foi levado até o carro por Vacek. A assessoria nega que Guedes tenha criticado Ciro Nogueira (PP).
Procurada pelo UOL, a assessoria da RedeTV não se manifestou sobre o assunto, caso o faça, este texto será atualizado.