Anvisa mandou recolher lotes de losartana ano passado
Em junho de 2022, brasileiros que usavam Losartana, foram surpreendidos com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), emitindo comunicado informando que o medicamento de certos lotes estavam interditados.
Mas o que aconteceu? Pois bem, segundo a CNN, naquela ocasião a Anvisa emitiu um comunicado informando que ‘devido a presença da impureza ‘azido’ em concentração acima do limite de segurança aceitável’, lotes específicos precisaram ser recolhidos das prateleiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O medicamento é um dos mais usados no tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, sendo um dos princípios ativo mais utilizado no Brasil. Por conta disso, quando a Anvisa informou o recolhimento, milhares de pessoas que precisavam do remédio ficaram preocupadas.
O QUE O ÓRGÃO FEZ?
Segundo a CNN Brasil, na ocasião, os pacientes que utilizavam o medicamento não precisavam interromper o tratamento, pois ‘Deixar de tomar o medicamento pode trazer mais riscos para a saúde do paciente’, disse o órgão em comunicado direcionado a esse público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão se deu devido à importância desse remédio para aquele grupo de pessoas, mesmo sendo de lotes afetados, não consumir, poderia trazer mais riscos a saúde. Claro que tudo foi baseado após análises de médicos. Mas, ainda assim, muitas pessoas ficaram sem saber o que fazer e precisaram de instruções.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É PERMITIDO NO BRASIL?
Sim, apenas aqueles lotes precisaram ser recolhidos. De modo geral, todos os pacientes que precisam desse medicamento, só podem consumir sob prescrição médica. Devido ser um anti-hipertensivo classificado como Bloqueador dos Receptores da Angiotensina II (BRAs), seu uso vem acompanhado de efeitos colaterais como fadiga, cansaço e tontura, sonolência, dor de cabeça, distúrbios do sono, palpitações, falta de ar, diarreia, dor abdominal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE