CAUSOU DESESPERO

FOI INTERDITADO: O remédio que a Anvisa mandou arrancar das prateleiras e causou desespero

Anvisa mandou recolher medicamento (Foto: Divulgação)

Anvisa mandou recolher medicamento (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa mandou recolher lotes de losartana ano passado

Em junho de 2022, brasileiros que usavam Losartana, foram surpreendidos com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), emitindo comunicado informando que o medicamento de certos lotes estavam interditados.

Mas o que aconteceu? Pois bem, segundo a CNN, naquela ocasião a Anvisa emitiu um comunicado informando que ‘devido a presença da impureza ‘azido’ em concentração acima do limite de segurança aceitável’, lotes específicos precisaram ser recolhidos das prateleiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa mandou recolher lotes de losartana ano passado (Foto: Divulgação)

O medicamento é um dos mais usados no tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, sendo um dos princípios ativo mais utilizado no Brasil. Por conta disso, quando a Anvisa informou o recolhimento, milhares de pessoas que precisavam do remédio ficaram preocupadas.

O QUE O ÓRGÃO FEZ?

Segundo a CNN Brasil, na ocasião, os pacientes que utilizavam o medicamento não precisavam interromper o tratamento, pois ‘Deixar de tomar o medicamento pode trazer mais riscos para a saúde do paciente’, disse o órgão em comunicado direcionado a esse público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa mandou recolher lotes de losartana ano passado (Foto: Divulgação)

A decisão se deu devido à importância desse remédio para aquele grupo de pessoas, mesmo sendo de lotes afetados, não consumir, poderia trazer mais riscos a saúde. Claro que tudo foi baseado após análises de médicos. Mas, ainda assim, muitas pessoas ficaram sem saber o que fazer e precisaram de instruções.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É PERMITIDO NO BRASIL?

Sim, apenas aqueles lotes precisaram ser recolhidos. De modo geral, todos os pacientes que precisam desse medicamento, só podem consumir sob prescrição médica. Devido ser um anti-hipertensivo classificado como Bloqueador dos Receptores da Angiotensina II (BRAs), seu uso vem acompanhado de efeitos colaterais como fadiga, cansaço e tontura, sonolência, dor de cabeça, distúrbios do sono, palpitações, falta de ar, diarreia, dor abdominal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa e farmácia (Fotos: Reproduções / Internet)

 

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile