Anúncio mostra como o seu aluguel pode ficar barato a partir dessa medida
Muitos brasileiros ainda não tem casa própria e o aluguel ainda vem sendo um custo caro, pago pelos locatários aos locadores, para usufruir de uma moradia digna.
Acontece que o valor do aluguel tende a ter uma reduzida, tendo em vista que os contratos estabelecidos entre locatário e locador podem ser ajustados com base no Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) ou no IGP-M (Índice de Geral de Preços – Mercado).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender, esses índices representam a variação de preços, ou seja, a inflação. Acontece que o valor do aluguel pode ser revisto, pois o IPCA teve valor acumulado de 12 meses em alta é de 4,1%. O IGP-M, em contrapartida, teve queda de 0,14% no mesmo período e acumula o resultado negativo de 7,20% nos 12 meses.
Com valore baixos nos índices, o valor da locação tende a baixar, salvo nos casos onde exista em contrato, uma cláusula, em que nos casos de índice negativo, o valor do aluguel não sofre alterações.
Como saber se o valor irá reduzir?
É muito importante que o aluguel seja estabelecido em contrato, sendo descrito ainda o tipo de indicador que consta como variação de preço mensal. Se for o IPCA, o valor deve aumentar.
Contrapondo a isso, se por acaso for o IGP-M, o valor tende a cair ou a permanecer igual ao que foi estabelecido no presente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE