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Demissão em massa e 1 bilhão pelos ares: O terror de falência de empresa rival da GOL após 10 anos

Companhia aérea rival da GOL, teve falência decretada (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

Companhia aérea rival da GOL, teve falência decretada (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

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Demissão em massa e prejuízo bilionário marcam o terror de falência de empresa rival da GOL após uma década de desafios

A aviação enfrenta um capítulo dramático com a crise de uma das principais concorrentes da GOL, que, após uma década de operação, se vê às voltas com uma falência.

A empresa, que já foi sinônimo de inovação e competitividade, agora amarga demissões em massa e um prejuízo bilionário que abalou o setor.

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O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do Exame, detalha agora a falência da Lilium.

Falência da Lilium

Avião elétrico da Lilium (Foto Reprodução/Exame)

Fundada há mais de uma década, a Lilium tinha como objetivo revolucionar a aviação urbana com aeronaves elétricas capazes de decolar e pousar verticalmente.

Apesar de desenvolver protótipos promissores e receber encomendas significativas, como 100 aeronaves do governo da Arábia Saudita, a empresa não conseguiu superar desafios técnicos e financeiros.

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Pedido de insolvência

Em outubro, a Lilium entrou com um pedido de insolvência, após não obter apoio financeiro emergencial do governo alemão.

Contudo, esse processo resultou na perda do controle sobre suas subsidiárias, incluindo a Lilium eAircraft, que teve seu processo de venda conduzido pela KPMG.

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O CEO e cofundador da Lilium, Patrick Nathen, expressou sua tristeza pela falência da empresa em uma postagem no LinkedIn, afirmando que a companhia não pode mais buscar sua visão de uma aviação mais sustentável.

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Avião elétrico da Lilium (Foto Reprodução/Exame)

Ele destacou o início humilde da Lilium, mencionando que a equipe fundadora começou com um sonho compartilhado e trabalhou intensamente para desenvolver os primeiros protótipos.

Grande perda

A falência da Lilium ocorre em um momento em que outras empresas do setor de eVTOL estão avançando significativamente.

A Joby Aviation, por exemplo, realizou o primeiro voo de um eVTOL em Nova York e já produziu uma aeronave para a Força Aérea dos EUA. A Vertical Aerospace completou voos de teste com seu modelo VX4 e recebeu encomendas de companhias aéreas como Gol, Virgin Atlantic e American Airlines.

A Volocopter, pioneira no setor, conduz testes desde 2011 e planeja lançar operações comerciais em 2024. A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, já possui 635 aeronaves encomendadas e está desenvolvendo um ecossistema completo para mobilidade aérea urbana.

Avião elétrico da Lilium (Foto Reprodução/Exame)

A CityAirbus, da Airbus, realizou testes extensivos com diversas versões do seu eVTOL e projeta certificação operacional para 2025.

Qual é a maior companhia aérea do Brasil?

A maior companhia aérea do Brasil atualmente é a LATAM Airlines Brasil. 

Em 2023, a LATAM liderou o mercado doméstico brasileiro, representando cerca de 37,8% do total de passageiros-quilômetro no país. 

A LAN Chile se uniu à TAM Linhas Aéreas para formar a LATAM, que desde então se destaca em rotas internacionais e domésticas.

Além da LATAM, outras companhias aéreas importantes no Brasil incluem a Azul Linhas Aéreas e a Gol Linhas Aéreas. 

Em 2023, a Azul detinha aproximadamente 33% do mercado doméstico, enquanto a Gol tinha cerca de 26,9%. Assim, essas três companhias dominam o setor aéreo brasileiro, oferecendo uma ampla gama de destinos e serviços.

CONCLUSÃO

Em conclusão, a falência da Lilium destaca as dificuldades enfrentadas por startups no setor de aviação elétrica, especialmente aquelas que buscam desenvolver tecnologias inovadoras como os eVTOLs.

Contudo, embora o mercado continue a atrair investimentos e interesse, a experiência da Lilium serve como um alerta sobre a necessidade de uma gestão financeira sólida e de uma abordagem realista diante dos desafios técnicos e de mercado.

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Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

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