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“Devendo R$ 2 bilhões”: O terror de falência de empresa gigante confirmada por Joel Datena na Band

08/07/2024 às 6h40

Por: Lennita Lee
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Joel Datena informou a possível quebra de uma grande empresa brasileira (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Band)

Joel Datena, âncora do programa Bora Brasil, jornalístico da Band, parou o país ao noticiar a respeito de uma empresa gigantesca que enfrenta o terror da falência após se afundar em dívidas

Ainda em setembro de 2023, Joel Datena, responsável por comandar o Bora Brasil nas manhãs da Band, pegou os telespectadores de surpresa ao confirmar o terror de falência vivido por uma das maiores empresas do segmento de viagens cujas dívidas chega em R$ 2 bilhões.

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Trata-se da 123 Milhas, uma famosa agência de viagens que acabou dando o calote em milhares de clientes: “Os caras estão devendo 2 bilhões de reais, e como eles vão pagar?” – Questionou Joel Datena.

Na sequência, a sua parceira de estúdio, Thaís Dias, entrou dando mais detalhes sobre o assunto:

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“A Justiça suspendeu a recuperação judicial da 123 Milhas. A decisão atendeu um pedido feito pelo Banco do Brasil, que é o maior credor da 123 milhas, com 97 milhões de reais a receber”

Entendendo o caso:

Esse caos que atingiu a agência iniciou em agosto de 2023 quando a 123milhas informou que iria suspender a comercialização de pacotes e emissão de passagens das viagens com datas flexíveis, cujas quais já tinham embarques previstos para setembro e dezembro daquele ano.

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Pacotes esses que eram o chamariz da companhia. De acordo com o portal Valor Econômico, enquanto os sites das empresas aéreas vendiam passagens com até 365 dias, as passagens da linha promo da 123milhas eram vendidas com datas em um prazo de 2 anos, além de descontos tentadores.

A ideia, segundo os sócios Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, em um depoimento da CPI, era que o mercado de passagens aéreas tivesse uma queda nos preços, o que segundo eles não aconteceu.

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Ainda segundo eles, a empresa já vinha arcando com prejuízo dos primeiros clientes da linha promo, mas com a manutenção dos preços altos das passagens, a empresa decidiu cancelar unilateralmente todos os pacotes já vendidos.

À época, de acordo com a própria 123milhas, os valores pagos pelos clientes seriam integralmente devolvidos em vouchers, com correção monetária de 150% do CDI e que poderiam ser usados por qualquer pessoa para a compra de outros produtos da própria empresa.

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O problema é que, logo após, em meio a uma crise de confiança no mercado e a queda acelerada nas vendas, a empresa deixou de pagar o compromisso com os clientes, além de realizar centenas de demissões, o que culminou com o pedido de recuperação judicial.

Situação que se arrasta em 2024:

No dia 1 de fevereiro de 2024, a 123milhas teve seu processo de recuperação judicial suspenso pela 2º vez decretada pela Justiça de Minas Gerais.

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No processo, os diretores da empresa foram alvos de uma operação do Ministério Público de MG que investiga crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

Como muitos sabem, esse processo de recuperação judicial é um mecanismo buscado pelas empresas endividadas para, justamente, evitar a falência

Ao longo deste processo, as cobranças por parte dos credores ficam suspensas e é negociado um plano de ação para quitar os débitos. Se, ao final do processo, a empresa não entrar em acordo com os credores, aí sim a Justiça pode declarar falência à empresa.

Essa suspensão foi assinada pela Juíza Claudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, ainda no dia 25 de janeiro de 2023 e determinou que a paralisação da ação seguirá até que o Tribunal decida quem serão os administradores judiciais do caso.

A decisão partiu de um pedido do Banco do Brasil, o maior credor da empresa de turismo, pela substituição de dois dos três escritórios nomeados pela magistrada para atuarem como administradores no caso.

O BB apontou falta de estrutura, experiência e expertise dos escritórios nomeados inicialmente.

Esse pedido foi aceito pelo desembargador Alexandre Victor de Carvalho, mas os escritórios substituídos –Inocêncio de Paula Advogados e Brizola e Japur Administração Judicial– recorreram da decisão.

Os recursos foram julgados por uma turma do TJMG, ainda sem data marcada. Vale destacar que a primeira vez em que essa recuperação foi suspensa, a ação ficou parada entre os meses setembro e dezembro, enquanto o resultado da constatação prévia da situação financeira da companhia não era divulgado.

Ainda de acordo com o Valor Econômico, ao procurar o grupo 123milhas, eles se manifestaram dizendo que sempre se colocou à disposição das autoridades e forneceu documentos sobre suas operações:

“A empresa disponibilizou toda a sua documentação bancária, fiscal e contábil, assim como a de seus sócios, à Comissão Parlamentar de Inquérito das Pirâmides Financeiras. Os gestores da 123milhas estão, no momento, dedicados ao processo de recuperação judicial para quitar todos os débitos com os credores.

O Grupo 123milhas reafirma seus preceitos de responsabilidade e transparência com clientes, credores e autoridades e aguarda mais informações do Ministério Público para prestar os esclarecimentos necessários”

O que os consumidores lesados pela 123 milhas devem fazer?

De acordo com o portal Terra, depois da 123 Milhas divulgar sua lista de credores, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) atualizou a cartilha que instrui os consumidores prejudicados no ultimo mês de junho de 2024.

No total, a  123 Milhas tem mais de 700 mil credores e uma dívida estimada em mais de R$ 2 bilhões, conforme mencionado.

A relação de consumidores lesados foi divulgada em um site criado após a Justiça acatar seu pedido de recuperação judicial aonde foi exigido da empresa que ela relacionasse o nome dos consumidores prejudicados com os respectivos valores que devem receber

A lista encontra-se na aba “Lista 123 Milhas” na parte superior da página. Depois de clicar, o consumidor deve selecionar o documento com a letra inicial do seu nome, procurar pelo seu nome no arquivo e conferir a suas informações (nome, classe de credor e valor).

Devem constar na relação todas as pessoas que fecharam contratos com 123milhas ou a HotMilhas até 29 de agosto de 2023.

O site é um canal de comunicação com a Administradora Judicial do grupo, caso o nome do consumidor lesado não esteja na lista é possível solicitar sua inclusão de acordo com o passo a passo elaborado pela cartilha do DPMG.

O documento da Defensoria Pública de Minas Gerais será atualizado periodicamente conforme o andamento dos processos. As novas versões estão sendo divulgadas nas redes sociais ( Facebook, Instagram e X) e site oficial.

O perfil do ReclameAqui no TikTok fez um vídeo resumindo as principais orientações para os consumidores lesados:

Inclusive o Procon-SP divulgou uma nota no dia 28 de junho em que orientou os consumidores lesados pela 123milhas a registrarem suas informações no site criado pela empresa, a pedido da Justiça de Minas Gerais.

Mesmo quem havia feito o registro na plataforma de defesa ao consumidor – cerca de 9 mil pessoas – deve seguir o procedimento e cadastrar suas informações no site 

Para o endereço eletrônico devem ser enviados todos os documentos e informações que comprovem as contratações feitas pelos consumidores, como, por exemplo, o e-mail com o pagamento aprovado, fatura do cartão, contrato, e-mail da empresa confirmando o pacote de viagem, etc.

O cadastro confirmando os dados pessoais por meio de arquivos digitais de documento pessoal (CNH, RG) é fundamental para que o consumidor esteja habilitado a solicitar qualquer reembolso devido, como credor no processo de recuperação judicial da 123Milhas.

Importância da 123 Milhas:

Conhecida como uma das principais ferramentas para comprar passagem aérea barata de última hora, a 123 Milhas é o 4º site de turismo mais acessado do Brasil, tem mais de 100 mil hospedagens parceiras no mundo e promete passagens aéreas até 50% mais econômicas.

🚨 LUTO! Cid Moreira rompeu com herdeiros + Filho de cantora troca namorada pela mãe dela + Roberto Carlos em gr4ve acusaç@o   

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Joel Datena

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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