TRISTE DIA!
Fim de lojas e demissão: A Concorrente das Casas Bahia e Magalu e o triste adeus confirmado após 17 anos
07/07/2023 às 7h54
Uma famosa concorrente da Magalu e das Casas Bahia deu um adeus definitivo, após 17 anos no mercado, deixando a muitos entristecidos
Se tem uma coisa que a maioria das pessoas adoram comprar são objetos de decoração e itens para o lar. Afinal de contas, não tem nada mais satisfatório do que deixar o local aonde moramos o mais confortável possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas infelizmente, ao longo dos anos, principalmente após o período pandêmico que passamos, muitas lojas tradicionais do ramo, acabaram sucumbindo e não suportaram mais continuar por uma série de motivos.
Uma delas é a famosa Etna, que ficava localizada nos melhores shoppings do país e acabou dando seu último adeus no ano de 2022 após 17 anos de exercício, o que, com certeza, deixou muitos clientes entristecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que a mesma era uma das principais concorrentes da Magalu e Casas Bahia, que de certa forma lideram o segmento de móveis, decoração e itens para casa.
Aliás, segundo um levantamento divulgado pela Istoé Dinheiro, tanto a Magalu como as Casas Bahia estavam entre as melhores marcas no mesmo ano em que a Etna deu adeus, em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o especialista Eduardo tomiya, a Casas Bahia é forte pela sua associação com as melhores condições de pagamento, pelo sortimento de produtos tecnológicos e, principalmente e a Magalu, por sua vez, performa bem no atendimento em loja e é considerada uma das melhores plataformas para compras on-line, atrás apenas do Mercado Livre.
Concorrência imbatível!
Diante de tamanha concorrência e um cenário que ainda não era dos melhores, a Etna acabou sucumbindo e dando o seu último adeus.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria na casa dos 50 anos e ganhando mais de R$ 8 mil: 55+ vibram com 2 vitórias do INSS
● Isenção no IPVA, PITU e + em 2025: Serasa emite alerta pra quem coloca CPF na nota fiscal hoje (22/11)
● Bonner para JN com antecipação do pagamento do INSS pra salvar beneficiários em 2024
Segundo o portal CNN, no dia 25 de março do ano de 2022, a Etna fez um comunicado aonde explicava a situação e se despedia de todos os seus clientes e parceiros.
Já de acordo com o portal Istoé Dinheiro, cerca de 400 colaboradores foram demitidos com a decisão de fechar definitivamente.
Na ocasião, a loja já atuava com apenas 4 lojas físicas ativa e uma plataforma de e-comerce. Os pontos foram se diluindo aos poucos e dentro de seis meses, já havia encerrado todas as suas atividades.
Porém, para conseguir acabar com o estoque, a empresa realizou uma grande queima, o que de certa forma foi bem vantajosa pois ofereceu até 90% de desconto para todos os clientes.
Inclusive, ela fez questão que no mesmo comunicado fosse divulgado essa mega liquidação.
Um dos principais motivos que fizeram a Etna desistir, como mencionamos acima, foi não conseguir concorrer efetivamente com a concorrência, principalmente com a Tok&Stok, que inclusive, também não está em seu melhor momento*SAIBAMAIS*
Ainda segundo a CNN, a Etna foi oferecida a vários investidores ao longo do tempo, mas todas sem sucesso.
Segundo o portal EXAME, apesar do período de confinamento, devido à pandemia da Covid-19, ter impulsionado as pessoas a se interessarem por decoração e itens para casa, os erros de estratégia da empresa acabaram não suportando a concorrência do e-comerce.
Nesse contexto, a Etna acabou um tanto defasada. A rede é baseada no modelo de megastores, com unidades grandes, custosas e cansativas para o consumidor.
Era um modelo inspirado na gigante Ikea, mas que acabou perdendo espaço com o tempo.
O setor de supermercados viveu um movimento parecido: os hipermercados perderam espaço, enquanto os atacarejos avançaram com preços competitivos, e as lojas de proximidade resolvem o problema do consumidor nas compras de última hora.
Como foram os últimos dias da Etna antes do adeus?
Outra tendência que não foi acompanhada pela Etna eram das compras feitas pela internet . A Etna não investiu tanto quanto deveria no digital, e sofreu um grande baque com a pandemia.
O avanço das compras pela internet nos últimos dois anos impulsionou empresas nativas digitais que já vinham ganhando espaço no segmento, como MadeiraMadeira e Mobly, o que fez a Etna ficar cada vez mais pra trás.
O fim da Etna foi marcado por prateleiras vazias e falta de produtos, mas segundo o que foi apurado pelo TV FOCO, o encerramento da Etna se deu apenas por não conseguir acompanhar a concorrência, mas ao que tudo indica, saiu sem nenhuma dívida.
Vale mencionar que pelas redes sociais oficiais da loja, se espalharam avisos informando dos fechamentos por conta de “organização” e da liquidação, a última postagem da mesma foi em março de 2022, justamente na época em que ela fechou de vez …
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.