Tudo sobre o triste desaparecimento de grande rede de postos
No ano de 2008, a Ultrapar, que é dona do Ipiranga, anunciou a compra dos postos de gasolina da Texaco no Brasil, que eram da Chevron, até então.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso aconteceu após uma altíssima negociação que terminou em nada menos que R$ 1,16 bilhão. De acordo com o grupo, esse dinheiro saiu dos próprios cofres.
Dessa forma, a Texaco, que por muito tempo esteve entre as principais marcas do ramo em território nacional, iniciou seu processo de desaparecimento do nosso mapa. Assim, os antigos postos cederam lugar ao Ipiranga. As informações são do portal Gazeta do Povo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a mudança, foram mais de 2 mil novos postos do nome que é administrado pela Ultrapar. A aposta foi alta, mas o retorno promete surpreender ainda mais os donos.
Para quem não sabe, a Texaco atuou por mais de um século inteiro no Brasil. Os primeiros postos de combustíveis da marca surgiram por aqui ainda em meados de 1915, quando existiam pouquíssimos carros em circulação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estreia aconteceu no Rio de Janeiro, mas, desde então, sugiram outras várias filiais espalhadas pelo país. Agora, depois de tanto tempo, a empresa, com sua principal sede em Nova York, nos Estados, encerrou suas atividades por aqui.
Para o analista do Banco do Brasil Investimentos, Nelson Matos, “será um segundo lugar com folga”, no ranking geral, perdendo apenas para a Petrobras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
● Dívida de R$2,1BI e falência arrasadora: Banco tão popular quanto Santander tem portas lacradas após 50 anos
“Foi um bom negócio para o Ultra, a Petrobras não poderia comprar mesmo, já teve até que vender parte do que comprou da Ipiranga por determinação do Cade”, avaliou, referindo-se à concentração de mercado que obrigou a Petrobras a vender os postos do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2007, a Texaco vendeu 6,7 milhões de metros cúbicos de diesel, gasolina, etanol e GNV, um crescimento de 8 por cento em relação a 2006, representando uma participação no mercado nacional de 9 por cento.
Quais são as maiores redes de postos de gasolina do Brasil?
Confira o ranking com os maiores postos de gasolina do Brasil, de acordo com o portal Estadão:
- 1º Lugar. Ipiranga.
- 2º Lugar. Shell.
- 3º Lugar. BR Petrobrás.