Falência decretada e demissão em massa: O triste dia e fim de montadora tradicional, rival da Fiat, após anos
Bruno Zanchetta
Uma montadora tradicional, concorrente da Fiat, precisou decretar falência e demitir funcionários em massa
Uma montadora famosa 100% brasileira foi obrigada a encerrar as suas atividades após decretar falência. Ela concorria diretamente com a Fiat nas vendas.
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Acontece que essa montadora ficou muito famosa pela modernidade e tecnologia nos anos 60 e 70, mas com o passar dos anos não conseguiu se adequar ao mercado e precisou fechar as portas.
Gurgel Motors S.A é a única montadora de carros 100% brasileira. A fábrica foi fundada pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, mas acabou fechando.
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A primeira e única fábrica brasileira foi construída em São Paulo em 1969 e foi para Rio Claro/SP em 1975.
A Gurgel Motors desenvolveu vários modelos de automóveis entre karts e minicarros. Com mais de 27 anos de existência, a mondadora produziu nacionalmente mais de 30.000 veículos.
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Na época, os carros fabricados pela montadora eram práticos e extremamente populares. Para se ter uma noção, até o exército era cliente da fábrica 100% brasileira.
COMO SE DEU O FIM?
Segundo reportagem do Motor 1, do UOL, apesar da popularidade, decisões do governo brasileiro deFernando Collor de Mellofizeram com que o fim da concorrente da Fiat chegasse cada vez mais rápido.
Uma das decisões foi isentar o IPI para carros com motores menores que 1000 cm³. A ação fez com que montadoras estrangeiras acabassem lançando veículos menores e mais engenhosos que os da marca brasileira, como a da Fiat.
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Além disso, o governo permitiu a importação de veículos. Com as atitudes, a Gurgel Motors acabou falindo, já que não teria capital financeiro para investir em tecnologia automotiva.
Em 2004, a fábrica foi vendida pra Paulo Emílio Freire Lemos, que deu continuidade a Gurgel. No entanto, a nova empresa não tinha nada a ver com a montadora de automóveis.
Após a falência, a fábrica acabou sendo vítima de roubos e vândalos. Por fim, o imóvel foi vendido para quitar dívidas de demissões de antigos funcionários da concorrente da Fiat.
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br
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