TRISTE FIM

Dívida de 70 bilhões: O triste dia em que banco brasileiro chegou ao fim e acabou dando lugar à Caixa

27/05/2023 às 23h22

Por: Felipe Henrique
Imagem PreCarregada
Banco famoso chegou ao fim e deu lugar à Caixa Econômica (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Banco famoso teve triste fim e deu lugar à Caixa Econômica

Pouco lembrado pelos brasileiros, um famoso banco fez barulho na década de 60 e 70, principalmente por ser focado em construir e financiar moradias populares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa pública chegou a ser a principal instituição federal de desenvolvimento urbano e o segundo maior banco do país, contudo, chegou ao fim em 1986 e deu lugar à Caixa Econômica Federal.

A instituição em questão é o Banco Nacional da Habitação (BNH), responsável por administrar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), logo que foi inaugurado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Oral no meio do palco e farsa de desaparecimento: Sem pudor, famosa detonada por estrelas da TV escandaliza 

Em 1983 o Banco começou a enfrentar algumas dificuldades, o jornal ‘Folha de S. Paulo’, chegou a informar em uma matéria exclusiva que a instituição tinha dívida de setenta bilhões de cruzeiros, que foi quitada com ativos imobiliários no Rio, esses valiam nove bilhões de cruzeiros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por problemas financeiros, em 1986 o Decreto-Lei nº 2.291 extinguiu o BNH e lançou a Caixa Econômica Federal como sua sucessora, ela ficou responsável por administrar o FGTS e outros benefícios do Governo.

Banco Nacional da Habitação foi uma importante instituição financeira do Brasil (Foto: Reprodução Internet)

Banco Nacional da Habitação foi uma importante instituição financeira do Brasil (Foto: Reprodução Internet)

QUAL O MAIOR PROGRAMA DE HABITAÇÃO DO BRASIL?

O Banco Nacional da Habitação foi precursor em construir e financiar casas populares para famílias de média e baixa renda.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente o ‘Minha Casa, Minha Vida’ é um dos principais programas sociais do Governo e uma referência na construção de residências financiadas, algo semelhante ao que o BNH fazia no passado.

Desde 2009, quando foi criado, o ‘Minha Casa, Minha Vida’ construiu mais de 5 milhões de unidades habitacionais (UH), números que superam o Banco Nacional de Habitação (BNH) que em 20 anos de história não chegou a essa marca.

Quem recebe até 8 mil reais por mês pode participar do Minha Casa Minha Vida (Foto: Reprodução, Internet)

Minha Casa Minha Vida – Foto Reprodução Internet

banco
Caixa Econômica

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.