Companhia aérea foi a falência
Abrir uma empresa não é uma das tarefas mais fáceis. Isso porque todos estão suscetíveis a uma série de problemas e situações. Para se ter uma pequena, qualquer problema com a economia de um país pode levar a falência. Uma companhia aérea gigante chegou ao fim no Brasil.
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Logo adiante, explicaremos os detalhes que no passado levaram ao fim da famosa empresa. Para quem não sabe, estamos falando da Viação Aérea São Paulo (VASP). Ela foi uma companhia aérea comercial brasileira com sede na cidade de São Paulo, onde chegou a ser uma das maiores e mais importantes do país.
A companhia deixou de operar em 2005 e teve sua falência decretada pela Justiça de SP em 2008. Os problemas na empresa tiveram início em 2004, quando o Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu as operações de oito aeronaves da VASP, uma atitude adotada como medida de segurança.
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Sem dinheiro para fazer os trabalhos, a VASP decidiu encostar os jatos que, em seguida, começaram a ser canibalizados para oferecer peças aos outros 737 ainda em operação. Com uma imagem arranhada e uma frota obsoleta, a empresa foi perdendo terreno, sobretudo após a entrada da Gol no mercado.
A VASP operou em novembro de 2004 apenas 18% dos voos programados. Em setembro de 2004, quando enfrentou a primeira paralisação de funcionários e começou a ter problemas para abastecer suas aeronaves, a fatia de mercado da companhia aérea era de apenas 8% e dois meses depois, de 1,39%.
A ocupação também estava aquém do desejado: as únicas 3 aeronaves da VASP que voaram no mês saíram com 47% dos assentos vendidos. A VASP parou de voar no final de janeiro de 2005, quando o DAC cassou sua autorização de operação. Diante da situação, difícil a companhia aérea deu início ao processo de recuperação judicial.
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Como foi a sentença de falência?
Em 4 de setembro de 2008, sentença proferida pelo juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, onde tramitava a Recuperação Judicial, decretou a falência da companhia, com dívidas estimadas em 5 bilhões de reais. Alguns dos aviões que pertenciam à empresa foram desmontados e vendidos.