TransBrasil se tornou uma das queridinhas no mercado de companhias aéreas até falir
Hoje você deve conhecer a Latam, Azul e Gol como principais companhias aéreas que operam em solo brasileiro. Mas, ao longo da história da aviação no país, muitas outras passaram por aqui. E hoje falaremos de uma companhia aérea que foi queridinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 1955, como o nome de Sadia Transportes Aéreos, a companhia aérea que viria a se chamar TransBrasil, surgiu como uma empresa que tinha o foco em transportar carne fresca de Santa Catarina para São Paulo. Mas, o sucesso foi tanto, que em 1961, a companhia resolveu alçar voos ainda maiores comprando a Transportes Aéreos Salvador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E foi em 1973, que a companhia passou a s chamar TransBrasil. E até a década de 1980, ela foi uma das queridinhas do cenário nacional. Foi nesse período que o país enfrentou uma grande crise e o presidente da empresa, Omar Fontana, acabou brigando com o governo e sofreu uma intervenção federal.
Após recuperar a empresa, Fontana encontrou ainda mais problemas. Eles aina tentaram se reerguer apostando em voos internacionais nos anos 90, mas, os problemas persistiram. Então, com a morte do presidente da companhia em dezembro de 2000, tudo piorou e um ano depois, eles decretaram falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E QUAL FOI O ESTOPIM DA FALÊNCIA?
A General Electric Capital Corporation, especializada no mercado de aviões, alegou que não havia recebido o pagamento de uma dívida de US$ 2,6 milhões, ou aproximadamente 10 milhões de reais, referentes a aluguéis de aviões e turbinas e nisso, pediu a falência da empresa. Como a TransBrasil já não tinha como arcar com suas responsabilidades financeiras, o pedido foi acatado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE