CONFIRA

Morte, sonegação e falência decretada: O triste dia em que empresa gigante de roupas fechou as portas

07/06/2023 às 18h41

Por: Sophia Gonçalves Villanueva
Imagem PreCarregada
Loja fechada (Foto: Reprodução/ Internet)

Relembre o dia em que empresa gigante decretou falência e fechou as portas após sonegar impostos

Na tarde desta quarta-feira (07), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o dia em que empresa gigante de roupas fechou as portas no Brasil após sonegar impostos e até decretar falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando da rede pioneira em varejo de luxo no país, a Daslu, que no caso, após denúncias de sonegação de impostos levaram a empresa à falência no ano de 2016.

Além disso, em junho do ano passado, a empresa foi arrematada por 10 milhões de reais em um leilão, realizado na casa Sodré Santoro. Na ocasião, o lance mínimo para levar a marca era de 1,4 milhão de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que a rede foi a primeira varejista a oferecer roupas e acessórios de grandes grifes internacionais, em uma época em que produtos assim não eram tão facilmente achados por aqui.

“Marcou um época e abriu um mercado de luxo que trouxe conceitos e oportunidades de compra de várias marcas internacionais quei no Brasil”, disse Haroldo Monteira, professor de finanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A loja gigante de roupas importadas (Foto: Reprodução/ Internet)

A loja gigante de roupas importadas (Foto: Reprodução/ Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Mas, em 2005, pouco tempo depois da inauguração da loja, que foi nos anos 2000, a Polícia Federal deflagrou a Operação Narciso, apontando que a Daslu praticava sonegação fiscal na importação e venda dos produtos importados.

Sendo assim, a empresa dizia ter comprada o artigo por um valor muito mais alto do que o declarado pelas importadoras e com isso, pagava menos impostos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Loja Daslu de roupas importadas (Foto: Reprodução/ Internet)

Loja Daslu de roupas importadas (Foto: Reprodução/ Internet)

A DONA DA EMPRESA MORREU?

A resposta é sim. Mas, antes de falecer, em 2009, Eliana Tranchesi, dona da Daslu, foi condenada a cumprir 94 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, descaminho tentado e consumado e falsidade ideológica.

Porém, ela recorreu à sentença e respondia ao processo em liberdade quando morreu em 2012 devido a um câncer de pulmão.

Eliana Tranchesi, dona da Daslu (Foto: Reprodução/ Internet)

Eliana Tranchesi, dona da Daslu (Foto: Reprodução/ Internet)

Daslu
Eliana Tranchesi
Empresa
falência
sonegação

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.