Relembre o dia em que empresa varejista de eletroeletrônicos fechou as portas após falir
Na manhã desta quinta-feira (08), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre uma empresa gigante que fechou as portas após decretar falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a Casa Centro, uma rede varejista de São Paulo, faliu no ano de 1997, após fazer grande sucesso. E demorou cerca de 24 anos para um grupo de 108 ex-funcionários da empresa conseguirem receber o valor total em verbas rescisórias, que ficou em 2,4 milhões de reais, ou seja, receberam apenas 2 anos atrás.
Vale ressaltar que os valores individuais das dívidas da loja variam de 15 mil a 350 mil reais, com juros e correção monetária. Além disso, esse dinheiro representou o fim de uma longa espera dos funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, quando uma empresa é decretada falência, a prioridade sempre é a quitação das dívidas dos trabalhadores, porém, neste caso, eles tiveram uma longa espera para receber o que tinham de direito.
E o prejuízo de toda a rede de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que fechou as portas e faliu em abril de 1997, como dito acima, era estimado em 300 milhões de dólares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Para quem não se recorda, a Casa Centro foi fundada no norte do Paraná e sua sede foi transferida para São Paulo no final de 1960. No começo, a empresa se chamava ‘Cukier & Cia’, e era uma das mais conceituadas redes de varejos especializado em eletrodomésticos no início de 1990.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar, que até os dias atuais, as empresas que desejam ter suas lojas nos shoppings, alugam o espaço. Porém, a Casa Centro, em 1991, chegou a ser dona de uma loja.
Mas, em maio de 1995, pediu concordata preventiva e pouco tempo depois, já apresentava dívidas milionárias.
QUANTAS LOJAS A EMPRESA TINHA?
Na época eram cerca de 23 lojas e 18 delas em shopping centers. As vendas anuais chegavam a cerca de 161 milhões de dólares.