O triste dia em que montadora de carros fechou as portas no Brasil
O Brasil atrai muitas grandes empresas para seu território, e quando uma anuncia o fechamento de suas fábricas gera grande surpresa, como aconteceu com uma montadora de carros gigante e amada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2020, pouco antes da pandemia do Covid-19 se instaurar no país, a Ford comunicou o fechamento de sua produção de veículos, afetando diretamente 3 fábricas, Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE).
Apesar de anunciar o fechamento dessas fábricas, a montadora seguiu com sua operações de vendas e assistência técnica no Brasil, focando em seus produtos importados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fábrica em Camaçari foi aberta em 2001 e eram produzidos os carros ka e EcoSport. A de Taubaté é a mais antiga das três, criada em 1974 e fabricava motores e transmissões. A de Horizonte era voltada para os jipes Troller e foi criada em 1994 e comprada pela Ford em 2007.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ter fechado 3 fábricas, o ano de 2020 não parecia ter afetado suas vendas, já que foi a quinta marca que mais vendeu até o fim do ano, mas os efeitos vieram logo no ano seguinte.
Em 2020 a montadora havia vendido um total de quase 140 mil veículos, mas em 2021 viram as vendas despencarem e não chegou a 38 mil unidades vendidas, mais de 100 mil a menos de queda em apenas 1 ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando a Ford foi fundada?
Uma das principais montadoras do mundo, a Ford foi fundada no dia 16 de junho de 1903, no Estados Unidos e chegou no Brasil no dia 24 de abril de 1919.