ACABOU!
Fracasso e fim de atividades: O triste dia em que montadora de veículos não suportou concorrência e acabou
19/05/2023 às 20h46
Montadora de veículos brasileiros não deu certo e encerrou suas atividades; maquinário foi todo vendido
Manter uma grande empresa no Brasil não é uma tarefa fácil. Isso porque qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma grande desordem e levar ao fracasso de algum empreendimento. Quem enfrentou essa situação foi uma famosa montadora de veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando da Matra Veículos. Ela foi uma empresa brasileira fabricante de veículos utilitários, sediada no município de Ibaiti, no Paraná. O empreendimento foi fundado em 2001 pelo empresário e fazendeiro paulista Nivaldo Rubens Trama.
A Matra Veículos foi considerada a primeira montadora do interior do Paraná. A fábrica tinha 5 mil metros quadrados com capacidade produtiva de 130 veículos/mês. A ideia do fundador era produzir um veículo utilitário simples, mas robusto, para as atividades do campo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O empresário queria cobrir a lacuna deixada pelas picapes F-75 da Willys/Ford (com produção encerrada em 1983)[4] e Toyota Bandeirante, cuja produção havia se encerrado em novembro de 2001. Eles chegaram a desenvolver uma pickup própria. Contudo, a ideia não vingou.
A pickup foi um fracasso comercial, devido à alta concorrência do seu segmento. Em 3 anos, foram vendidas apenas 116 unidades. No final de 2004 a produção foi interrompida e em agosto de 2005, foi suspensa definitivamente e a empresa encerrou as atividades e o maquinário foi todo vendido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual foi a primeira marca de automóveis do mundo?
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]