Tente não se impactar ao saber o que aconteceu com uma famosa loja que declarou falência e foi despejada dos shoppings
E diante da situação que tantas empresas vem enfrentando na atualidade, no que diz respeito ao seu setor financeiro, onde tantas gigantes já declararam demissão e massa e até falência, hoje iremos falar sobre uma famosa loja, que já não existe mais entre nós.
Com quase 100 anos de existência, a empresa a qual iremos falar hoje, chegou ao triste ponto de declarar falência, e ser despejada dos shoppings. Vamos entender juntos o que aconteceu?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender, estamos falando da Mesbla. Para quem não chegou a conhecer, a Mesbla foi uma rede de lojas de departamentos que foi fundada em 1912, como filial de uma firma francesa, e teve sua falência decretada em 1999.
Com uma história de décadas regada de muito sucesso, foi no ano de 1990, que as coisas começaram a desandar para a loja. Isto, pois, na época, com o advento do Plano Real, e o fim da inflação alta, a situação mostrou as fragilidades da Mesbla.
Foi então que a empresa passou a enfrentar constantes prejuízos, que tentou resolver com fechamento de lojas e dispensa de empregados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas nem tudo foi tão fácil de ser resolvido quanto parece, no mesmo ano, a Mesbla precisou lidar com a concorrência de lojas de departamento e hipermercados estrangeiros, com facilidade de obter capitais no exterior a juros mais baixos.
Sem muito esforço, as empresas estrangeiras passaram a conquistar os clientes. Foi então que, tentando não afundar, a Mesbla tentou se igualar aos concorrentes, e logo criou marcas exclusivas de roupa e seu próprio cartão de crédito. Porem, não deu tempo, pois já era tarde demais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano de 1994 a grande rede já havia fechado várias lojas e reduzido seu quadro para 4,5 mil funcionários, sem conseguir estancar os prejuízos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi no ano de 1997 que a Mesbla, com dívidas superiores a um bilhão de reais, pediu concordata. Nesta mesma época, o controle acionário da Mesbla foi adquirido pelo empresário Ricardo Mansur, que arrematou 51% das ações por 600 milhões de reais, a ser pagos em dez anos, além de assumir a dívida fiscal de 350 milhões de reais da concordatária.
Tentando salvar a empresa, o empresário então colocou à frente das empresas o executivo João Paulo Amaral. Porem, não muito tempo depois, todos já perceberam que estavam diante de uma daquelas missões tidas como impossíveis.
Sem dinheiro e com dívidas, logo começaram os pedidos de falência, além de ameaças de despejo em todos os shoppings onde as lojas exibiam suas marcas.
Ao se deparar com tantos problemas, o empresário Ricardo Mansur perdeu o interesse pela loja, e foi embora do Brasil.
Quando foi decretada a falência da Mesbla?
Diante de todos os fatos aqui expostos, a falência da Mesbla foi decretada em julho de 1999. Após isso, a loja colocou seu estoque em promoção para pagar os salários dos 750 funcionários que a empresa tinha então.
E não para por aí, a grande rede também precisou lidar com ordens de despejo em 3 de agosto, fechando as lojas dos shoppings Rio Sul, Ilha Plaza e Plaza Shopping. A última loja da Mesbla que fechou suas portas foi a filial de Niterói, em 24 de agosto.
A saber, a Mesbla no ano de 2022, reabriu como uma loja de e-commerce, nas mãos de outros donos.