NOSSA!

Venda à concorrente e lojas fechadas: O triste dia em que rede de supermercados acabou sumindo do mapa

21/05/2023 às 8h05

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Supermercado famoso teve fim após ser comprado pela concorrência (Foto Reprodução/Internet)

Um supermercado famoso, que fez parte da vida de muitos brasileiros, fechou as suas portas deixando muitos consumidores chocados

Se tem um comércio mais que essencial em nossas vidas é o supermercado. Afinal de contas, é por meio dele que conseguimos comprar itens indispensáveis para nossa alimentação e manutenção do nosso lar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, no Brasil existe uma infinidade de linhas e redes do ramo. Muitos brasileiros, no entanto, na hora de fazer compras levam em consideração duas coisas, o preço e a credibilidade que a empresa tem perante o público.

Diante disso, alguns nomes acabam virando preferência nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falando nisso, um nome muito conhecido do ramo, e que fez parte da vida de muitos brasileiros , fechou suas portas causando um choque geral na maioria dos seus consumidores, estamos falando do Mercadorama,

Trajetória no país

O Mercadorama foi fundado no inicio da década de 50 pelo empresário José Luiz Demeterco. Sua primeira loja estava localizada na Praça Tiradentes, no centro de Curitiba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anteriormente a esta data, o embrião da empresa foi um armazém de propriedade do pai de José Luiz, Pedro Demeterco, que no início do século XX tornou-se sócio de um armazém do setor  secos & molhados.

Pouco tempo depois, Pedro comprou as cotas da sociedade e transformou-se em proprietário único deste comércio. Após o seu falecimento, em 1947, seu filho José Luiz assumiu os negócios da família e fundou a rede de supermercados, considerada a pioneira em autoatendimento no Estado do Paraná.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na década de 90, sua importância era tão relevante que a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) listou o Mercadorama como a maior rede supermercadista do estado

Segundo a Wikipédia, no fim da década de 90, a rede foi comprada pela Sonae Distribuição Brasil, o que originou uma expansão da marca à época.

Por sua vez, no final de 2005, o Mercadorama passou a ser controlado pelo grupo Walmart, quando este comprou as redes que eram administradas pela Sonae.

Sob nova direção

Pensando na reestruturação de suas marcas, em outubro de 2017 o grupo Walmart anunciou que transformaria a bandeira Mercadorama em Walmart Supermercados,  com projeção de finalização estimada, na época, para 2021.

Esta ação visava englobar as dez unidades existentes da rede. Duas filiais foram convertidas para a nova bandeira, sendo elas situadas nos bairros Jardim das Américas e Juvevê, em Curitiba.

Em junho de 2018, foi aprovada a aquisição de 80% das ações do Walmart Brasil pelo fundo norte-americano Advent International, que transformou-se no Grupo BIG.

Com isso, as ações de reestruturação projetado pela Walmart Brasil foram suspensas e as lojas que receberam a nova bandeira (Walmart), retornaram a denominação original com a intenção de remover a marca Walmart do grupo.

Tudo isso acabou culminando no fechamento de algumas unidades. Segundo o portal Gazeta do Povo, só em em Curitiba, seis unidades do Mercadorama foram fechadas pela empresa.

Qual foi o desfecho da história do supermercado?

Ainda segundo a Wikipédia, no ano de 2021, como mencionamos em algumas matérias anteriores, o Grupo BIG vendeu suas redes para o Grupo Carrefour Brasil *SAIBAMAIS*

Essa ação acabou não incluindo a bandeira Mercadorama. Em 30 de março do mesmo ano foi decidido que esta bandeira paranaense de mercados seria descontinuada, e que as lojas com o seu nome seriam renomeadas para a bandeira Nacional.

Este processo de mudança, que iniciou-se com a unidade localizada no bairro Jardim das Américas, foi concluído em 30 de setembro de 2021.

Com a reinauguração das lojas sob a nova bandeira Nacional, o que culminou com a extinção total da rede Mercadorama, fazendo com que ela sumisse do mapa de vez.

 

falência
Mercadorama
Notas curiosas

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.