Tente não se impactar ao saber detalhes sobre o banco brasileiro que não resistiu à crise e acabou falindo
Sabemos que atualmente, não só o Brasil, mas o mundo inteiro, vem enfrentando uma situação um tanto quanto complicada no que diz respeito ao setor econômico e financeiro, e com isso, muitos bancos estão declarando falência.
Nos últimos dias muito se falou sobre os bancos americanos de grande porte que fecharam suas portas. Contudo, o que muitos não sabem, é que aqui mesmo no Brasil também já tivemos grandes instituições financeiras que não resistiram a crise, uma delas, inclusive, acabou dando adeus no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual foi o banco brasileiro que não resistiu à crise?
Para melhor entender, estamos falando do famoso Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A, muito conhecido como Bamerindus. Vamos entender melhor o que aconteceu com a empresa.
Para quem não sabe, o banco, que tinha sede em Curitiba, foi um dos maiores bancos da história durante as décadas de 1970 e 1980
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco, vale dizer, fez muito sucesso também devido sua propaganda com o ator Toni Lopes no início da década de 1990, exibida principalmente na Globo durante o programa Domingão do Faustão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Queridinho da Volkswagen, Fiat e mais: 5 carros pra quem ganha até R$2 mil por mês comprar em 2025
● FIM dos pedágios: Nova lei armada garante isenção nas rodovias mais agitadas do Brasil aos idosos
● Detran em alerta em 2025: Lei de trânsito dos faróis traz multa pesada a motoristas que não fizerem isso
Contudo, foi logo em 1994 que o banco começou a ter dificuldades e acabou entrando no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o banco Bamerindus, devido o programa não ter grandes resultados, a instituição acabou no ano de 1997 , sofreu intervenção da instituição pelo Banco Central. Parte do banco foi incorporada pelo HSBC, e a outra parte, pelo Banco Central.
Em suma, o banco entrou em crise e colapso nos anos 1990. Dessa forma, a HSBC Brasil foi a subsidiária do banco britânico HSBC no Brasil para assumir o Banco Bamerindus do Brasil S.A., após a decretação de falência extrajudicial pelo Banco Central do Brasil.