ADEUS
Defeitos de fábrica, fiasco e extinção: O triste fim de carro amado da Fiat engolido pela Volkswagen
Apesar da FIAT ser uma marca extremamente amada por muitos, um carro amado chegou ao fim após ser engolido pela Volkswagen
O Fiat Oggi foi uma tentativa da Fiat de trazer mais sofisticação para sua linha no Brasil. Para criá-lo, a filial brasileira da Fiat combinou a frente do 147 Spazio com a base da station-wagon Panorama. No entanto, o veículo não agradou e acabou sendo engolido por modelo da Volks.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FRACASSO
O Oggi foi um dos carros projetados no Brasil que acabaram sendo um fracasso. Apesar de ter algumas características interessantes, como um amplo porta-malas com capacidade de 440 litros e um conjunto mecânico com motor 1.3 e um carburador que economizava combustível quando o motorista tirava o pé do acelerador, o carro enfrentou problemas estruturais, como chassis trincados, além de barulhos na cabine e defeitos na bomba de combustível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com esses problemas, o Fiat Oggi conseguiu vender quase 20 mil unidades até 1985, quando foi substituído pelo modelo Prêmio.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau só R$ 1412: Saiba como solicitar aposentadoria maior no INSS em 5 passos hoje
● R$ 540: Banco do Brasil libera EXTRA a lista de CPFs em setembro em apenas 2 passos
● Perfeitos pra o calor: 5 perfumes do Boticário que grudam até na alma e deixam qualquer uma IRRESISTÍVEL
ENGOLIDO
O Fiat Oggi foi uma das adaptações mais controversas do Fiat 147 para o mercado de sedãs compactos nos anos 70 e 80 no Brasil. Lançado sete anos após o 147, ele enfrentou uma concorrência acirrada e não conseguiu replicar o sucesso do modelo original.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo do projeto era oferecer um sedã compacto de três volumes para pequenas famílias, aproveitando o visual e algumas características do 147. No entanto, o Oggi enfrentou dificuldades em competir com outros modelos já estabelecidos no mercado, como o Voyage da Volkswagen.
Produzido por apenas dois anos, o Fiat Oggi vendeu pouco mais de vinte mil unidades, muito abaixo dos números alcançados pelo Voyage. A falta de conforto em comparação com o concorrente da VW foi apontada como uma das principais razões para o resultado comercial modesto do Oggi. As informações são do Autopapo e QC Veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Larissa Santos
Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.