Apesar da FIAT ser uma marca extremamente amada por muitos, um carro amado chegou ao fim após ser engolido pela Volkswagen
O Fiat Oggi foi uma tentativa da Fiat de trazer mais sofisticação para sua linha no Brasil. Para criá-lo, a filial brasileira da Fiat combinou a frente do 147 Spazio com a base da station-wagon Panorama. No entanto, o veículo não agradou e acabou sendo engolido por modelo da Volks.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FRACASSO
O Oggi foi um dos carros projetados no Brasil que acabaram sendo um fracasso. Apesar de ter algumas características interessantes, como um amplo porta-malas com capacidade de 440 litros e um conjunto mecânico com motor 1.3 e um carburador que economizava combustível quando o motorista tirava o pé do acelerador, o carro enfrentou problemas estruturais, como chassis trincados, além de barulhos na cabine e defeitos na bomba de combustível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com esses problemas, o Fiat Oggi conseguiu vender quase 20 mil unidades até 1985, quando foi substituído pelo modelo Prêmio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ENGOLIDO
O Fiat Oggi foi uma das adaptações mais controversas do Fiat 147 para o mercado de sedãs compactos nos anos 70 e 80 no Brasil. Lançado sete anos após o 147, ele enfrentou uma concorrência acirrada e não conseguiu replicar o sucesso do modelo original.
O objetivo do projeto era oferecer um sedã compacto de três volumes para pequenas famílias, aproveitando o visual e algumas características do 147. No entanto, o Oggi enfrentou dificuldades em competir com outros modelos já estabelecidos no mercado, como o Voyage da Volkswagen.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falta de ar, tontura, tosse e +5: 8 sintomas que podem indicar infarto e muitas mulheres 40+ nem imaginam
● Serasa toma decisão e faz anúncio hoje (19/11) para salvar CPFs que tem dívidas de R$ 500, R$ 1 mil e até mais
● 14° salário do INSS chega com real confirmada e comunicado atinge os 60+ em 2024
Produzido por apenas dois anos, o Fiat Oggi vendeu pouco mais de vinte mil unidades, muito abaixo dos números alcançados pelo Voyage. A falta de conforto em comparação com o concorrente da VW foi apontada como uma das principais razões para o resultado comercial modesto do Oggi. As informações são do Autopapo e QC Veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE