Emissora famosa fechou as portas para a tristeza dos telespectadores
A história da TV no Brasil passou por muitas transformações nos últimos 70 anos. Assim como grandes emissoras surgiram, grandes outras deixaram de existir. Se hoje Globo, Record, SBT e Band são queridinhas do público, ao longo da história, esse amor se modificou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitos canais atingiram seus auges e acreditem, já foram até maiores que a poderosa Globo hoje em dia. Mas, seja por má administração, crise, ou perda de audiência, muitas emissoras foram se perdendo ao longo do tempo e decretaram o fim. Hoje vamos citar sobre uma queridinha que brilhou enquanto esteve no ar.
Trata-se da TV Cultura do Sertão, que foi uma emissora de televisão brasileira sediada em Conceição do Coité, cidade do estado da Bahia. Operava no canal 8 VHF analógico, e era afiliada à TVE Bahia e TV Brasil. Pertencia à Fundação Bailon Lopes Carneiro, que mantém a 92 Sabiá FM na cidade.
A TV Cultura do Sertão foi inaugurada em outubro de 1995 pela Fundação Bailon Lopes Carneiro. Ela é conhecida por ser a primeira e única emissora de televisão na cidade. Sua concessão foi oficialmente registrada no Diário Oficial da União em 4 de fevereiro de 1994. Em 1996, a emissora colaborou com a Rádio Sisal 900 AM para realizar o primeiro debate entre candidatos à prefeitura do município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL FOI O SEU FIM?
Conforme o site Informe Coité, dois anos após sua fundação, no dia 29 de maio de 1998, a TV Cultura do Sertão foi retirada do ar após alguns bandidos invadirem os estúdios e roubarem os equipamentos de transmissão, e de acordo com as acusações, teriam sido a mando do então prefeito da cidade Everton Rios.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme boletim registrado na época, homens armados ameaçaram funcionários da emissora, e a Fundação Bailon Lopes Carneiro, para não arcar com mais prejuízos ainda, utilizaram equipamentos provisórios para voltarem ao ar, substituindo os que haviam sido roubados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após o incidente, ela conseguiu voltar a operar, e 11 anos depois, em julho de 2009, a TV Cultura do Sertão refaz sua parceria com a TVE Bahia, mas logo depois acabaram se separando novamente e entre essas idas e vindas da parceria, foram exibindo os programas da emissora soteropolitana.
Já em 2017, ela teve seus transmissores desligados e a Fundação Bailon Carneiro tinha até o dia 31 de dezembro de 2022 para solicitar o novo licenciamento, mas não fizeram questão de realizar essa solicitação e saíram em definitivo do ar.