Uma emissora que fez sucesso no país, sendo líder de audiência, deixou saudades
Uma emissora que já chegou a ser uma das maiores do país, teve um fim no mínimo trágico. Talvez você não seja do tempo que quem liderava a audiência era a Rede Tupi.
Inaugurada em 18 de setembro de 1950 pelo jornalista Assis Chateaubriand, foi a primeira emissora de TV a operar no país. A emissora pertencia a um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil, a Diários Associados. Na década de 50, ela era líder e em segundo lugar estava a TV Record/TV Rio (Rede das Emissoras Unidas).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E quando que a Globo apareceu na jogada? Apenas em 1967, quando a emissora dos Marinhos se tornou a maior do país e desde então manteve sua hegemonia, perdendo apenas em horários pontuais para as demais concorrentes.
E como foi a falência da Tupi?
Segundo informações veiculadas em portais, a TV Tupi teve a concessão cassada pelo governo militar em julho de 1980. Dentre tantos motivos que foram apontados na época, os principais foram problemas financeiros e administrativos, e dívidas com a Previdência Social, como justificativas principais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O baque foi tão grande, que os funcionários da TV Tupi do Rio fizeram uma vigília nos estúdios do canal, tentando sensibilizar o governo a reverter a situação
Na época, os colaboradores pediram também ajuda aos telespectadores, pedindo que eles enviassem um telegrama para Brasília, ao presidente, falando: ‘Presidente, não deixe fechar essa casa maravilhosa, que tem muita gente precisando trabalhar e é o que nós queremos’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em apenas 1 dia, o presidente da época, João Batista Figueiredo, recebeu 2 mil telegramas com apelos para que a TV Tupi não chegasse ao fim.
Contudo, mesma com toda a luta, a emissora de TV chegou ao fim, deixando uma enorme saudade no coração de todos os que puderam ter o privilégio de acompanhá-la.