A rival da Netflix que faliu em meio a dívida bilionária
Netflix hoje é uma das maiores plataformas de streaming do mundo. No Brasil, ela costuma brigar com o Globoplay, mas ainda assim tem um grande mercado brasileiro. Mas, hoje falaremos mesmo é de uma rival que faliu da grandiosa empresa americana.
Se trata da Blockbuster, uma rede de locadoras de filmes e videogames. A empresa foi fundada em 1985 por David P. Cook, no Texas, Estados Unidos. Ela se tornou uma das maiores empresas dos Estados Unidos e em pouco tempo se expandiu. Em seu auge, ela teve mais de 9 mil lojas espalhadas por nove países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, enquanto ela crescia, uma rival nascia. A Netflix foi criada em 1997 por Marc Randolph, Reed Hastings e Mitch Lowe. Na época, ela atuava com um serviço de entregas de DVDs pelo correio. Essa ideia foi uma inovação para a época, conforme informou o site Startse, uma vez que as fitas VHS eram frágeis demais para serem despachadas aos clientes, assim, as entregas através dos DVDs era uma boa saída.
Bom, com cada uma crescendo a sua maneira, a Blockbuster estava alcançando patamares maiores e até superiores a Netflix, que também andava bem. Mas, a queridinha de milhões de pessoas, encontraria o seu fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO SE DEU O FIM DA PODEROSA BLOCKBUSTER?
Os problemas da Blockbuster se iniciaram nos anos 2000. Segundo a Forbes, entre os anos de 2003 e 2005, a rede perdeu 75% de seu valor de mercado. E segundo a CNN Brasil, em 2011, a rede decretou falência, isso enquanto tentava quitar US$ 1 bilhão em dívidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Eduardo Paes anuncia FIM de serviço vital no transporte público do RJ e crava substituto para salvar 6M de cariocas em 2025
● Valores, data e isenção: 3 viradas do IPVA do RJ em 2025 acabam de chegar a motoristas cariocas hoje (6)
● Tarcísio ciente: Novo shopping gigantesco é confirmado em SP em 2025 para desbancar o Bourbon
Ainda em 2011, a concorrente da Netflix foi comprada pela Dish Network, em um acordo de US$ 320 milhões. Além disso, em 2014 todas as lojas da marca foram fechadas, com exceção da loja em Oregon, que permanece até hoje, conforme exposto pela CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE