R$280 milhões em dívidas e falência: O triste fim de montadora após fabricar milhares de carros no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Fábrica Gurgel e falência - (Reprodução: Internet)

Montadora de sucesso que faliu no Brasil

Para se manter como uma montadora de carros e não entrar em falência é necessária uma ótima gestão, qualidade em seus automóveis e inovação para com seus clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o jogo de cintura necessário para estar nesse tipo de mercado às vezes sai dos eixos, como foi o caso de uma montadora que fabricou milhares de carros no Brasil e se afundou em dívidas e falência.

A fabricante de automóveis brasileira, desenvolvidos pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel que de acordo com informações do site Uol era um engenheiro e industrial brasileiro, nascido em Franca, no interior de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E em 1987, ele conseguiu tornar realidade seu maior sonho de construir um carro 100% nacional levando seu sobrenome na marca.

Foi então, que o empresário montou em 1969, na Avenida do Cursino, em São Paulo a fábrica de carros que levava o seu nome (mudou sua sede para Rio Claro, em 1975). A montadora produziu aproximadamente 30 mil veículos brasileiros da gema durante seus 27 anos de existência.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMO A EMPRESA GURGEL FOI A FALÊNCIA?

Segundo informações da UOL, a empresa Gurgel havia batido seu recorde em vendas ao comercializar 3.746 carros no ano de 1991, mas caiu para 1.671 em 1992 devido a greve de funcionários da alfândega brasileira em 1991, que impediu a chegada de componentes da Argentina.

A quebra no ritmo da produção e o fluxo de caixa da empresa e as dívidas se acumularam, reduzindo a produção do utilitário da marca Gurgel e aumentando a concorrência com a marca rival  Volkswagen levando Gurgel em direção à falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, sem apoio do governo, a Gurgel pediu concordata em junho de 1993 para ir à falência.

Em uma última tentativa de salvar a fábrica para não ir à falência, em 1994, foi feito um pedido ao governo federal para um financiamento de 20 milhões de dólares à empresa, mas este foi negado, e a fábrica foi declarada falida em 1994.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio à declaração de falida pelo governo, a empresa conseguiu recorrer da decisão de decretação de falência e ficou ativa até setembro de 1996.

Após muitas tentativas de venda do terreno da fábrica e seus veículos abandonados em questão, Gurgel só foi leiloada em 2007 por quase R$16 milhões.

O dinheiro foi usado para pagar suas próprias dívidas trabalhistas que chegaram a quase R$20 milhões e a Gurgel deixou um lastro de R$280 milhões em dívidas.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile