Crise e fim da produção: O triste fim de montadora de carros, gigante no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/05/2023 12h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Gigante da produção de carros no Brasil, fecha as portas (Foto: Reprodução, Motor Show)

Nos últimos anos, o Brasil tem perdido grandes fabricantes de carros, o que acaba impactando na economia do país

Apesar de ser um dos maiores mercados automotivos do mundo, o Brasil já foi povoado por marcas e carros que hoje não transitam mais por aqui. Afetadas por crises, mudanças bruscas de mercado ou por chegar no momento errado, fabricantes como Mahindra, Mazda, Geely, Alfa Romeo, DS e Seat desistiram do Brasil e nunca mais voltaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto algumas se foram e pouco sentimos sua ausência por aqui, algumas fabricantes evoluíram tanto com seus veículos e cresceram de tal maneira que dar a elas uma segunda chance seria algo muito bom.

Alfa Romeo

Alfa Romeo - Modelo de carro (Foto: Reprodução, Carros e Garagem)

Alfa Romeo – Modelo de carro (Foto: Reprodução, Carros e Garagem)

Apesar de ter até fabricado carros por aqui, a Alfa Romeo não sobreviveu à virada do milênio, quando ainda importava o belíssimo 156. Nos tempos atuais, voltou a produzir carros de tração traseira, como o SUV Stelvio e o sedã Giulia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ford

Produtora de carros Ford (Foto: Reprodução, Carros e Garagem)

Produtora de carros Ford (Foto: Reprodução, Carros e Garagem)

 

Ford anunciou que abandonará a produção nacional, declarando o fim de Ka, Ka Sedan e EcoSport. A marca fechou as fábricas de Camaçari (BA) e a linha de motores e transmissões de Taubaté (SP).

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Romi

Romi- Modelo de carro (Foto: Reprodução, Carros e Garagem)

Romi- Modelo de carro (Foto: Reprodução, Carros e Garagem)

O Isetta começou a ser produzido pelas Indústrias Romi S.A. em 1956, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), sendo o primeiro veículo com fabricação nacional. A Romi parou de produzir o modelo em 1961, seguindo suas operações com foco em máquinas agrícolas no Brasil até os dias de hoje.

Troller

Troller - Modelo de carro (Foto: Reprodução, Carros e Garagem)

Troller – Modelo de carro (Foto: Reprodução, Carros e Garagem)

A Ford também é proprietária da Troller, montadora de veículos aventureiros sediada na cidade de Horizonte (CE). O fim da produção dos modelos ocorreu no último trimestre de 2021, afetando cerca de 470 trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que a Mahindra desistiu de vender veículos no Brasil?

A Mahindra & Mahindra, maior fabricante de veículos utilitários da Índia, parou de vender Pick-ups e utilitários no Brasil.

Mahindra - produtora de carros (Foto: Reprodução, Carros e Garagem)

Mahindra – produtora de carros (Foto: Reprodução, Carros e Garagem)

A Mahindra saiu do Brasil depois que a economia lenta, mudanças na regulação e uma moeda em depreciação afetaram as vendas.A montadora indiana, que vendia veículos através de sua parceira local, a Bramont-Montadora, teve vendas de cerca de 250 veículos por mês no melhor dos momentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Onde não vemos perspectivas de médio a longo prazo, não há sentido. Encaramos os fatos e saímos da situação.” Disse Shah, complementando que a Mahindra continuaria a vender veículos nos mercados vizinhos do Chile, Peru e Paraguai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.