Famosa montadora de veículos não resistiu à crise e acabou dando um adeus definitivo
O ano era de 2011 quando uma famosa e GIGANTE montadora de veículos acabou sucumbindo à crise, teve sua falência decretada e ainda por cima viu sua marca sendo vendida para rival após fracassar na sua tentativa de sobreviver.
De acordo com o G1. o anúncio foi feito por um tribunal, ao fim de um longo processo de dois anos afim de tentar salvar a marca.
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Estamos falando da sueca Saab, que foi fundada no ano de 1937, e teve sua falência formalmente decretada no dia 19 de dezembro de 2011.
Vale mencionar que ela iniciou em Trollhättan, na Suécia, como uma fabricante de aviões para fornecer aeronaves para a Força Aérea Sueca, enquanto a Europa se preparava para outra guerra.
O nome completo da empresa era Svenska Aeroplan Aktiebolaget, dando ao mundo a sigla Saab. A matriz logo se mudou para a cidade universitária sueca de Linköping, onde passou a ser a maior operação da empresa.
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Foi lá, em 1945, em meio a vários sonhos de diversificação, que um projeto para desenvolver carros a motor foi iniciado.
1-Dívidas
De acordo com o portal Valor, um resumo do balanço da Saab mostrou que a empresa possuía dívidas de 13 bilhões de coroas (US$ 1,9 bilhão) e ativos de 3,6 bilhões de coroas (US$ 532 milhões).
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As dívidas incluem reivindicações de 2,2 bilhões de coroas do Estado sueco, 606 milhões de coroas do ex-dono da General Motors (GM) e 513 milhões de coroas de ex-funcionários.
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Vale mencionar que a Saab também possuía uma dívida com a GM na casa dos 2,2 bilhões de coroas que pagou por ações preferenciais.
2-Falência
O tribunal examinou o pedido e informou em uma nota que três empresas ligadas a Saab apresentaram os documentos: SAAB Automobile Aktiebolag, Saab Automobile Tools AB e Saab Automobile Powertrain.
A Saab Automobile lutava pela sobrevivência desde que a Swedish Automobile (Swan) assumiu a marca deficitária da GM no ano de 2010, quando ainda chamava Spyker Cars.
A produção da empresa foi parada durante a maior parte de 2011 e a montadora entrou em proteção contra falência no mês de setembro daquele ano, após os sindicatos ,que representavam os trabalhadores, darem inicio aos procedimentos para colocar a empresa em falência por falta de pagamento.
O CEO da Saab, Victor Muller, enfrentava problemas para conseguir um acordo que permitisse salvar a Saab da quebra e centrava as negociações com dois grupos chineses, a montadora Youngman e a distribuidora de veículos Pang Da.
Quando que a montadora foi vendida?
De acordo com o portal Quatro Rodas, após a joint-venture com a fabricante chinesa Youngman fracassar, a National Electric Vehicle Sweden (NEVS), consórcio sino-sueco. acabou comprando em 2012 a montadora falida.
Porém, somente no dia 12 de junho de 2016 é que ela oficializou a aquisição, porém ela não poderá utilizar o nome Saab em nenhum de seus futuros produtos.
Embora tenha adquirido praticamente todas as ações e a estrutura da falida Saab, a NEVS não obteve autorização para usar os direitos de marca da empresa sueca, na época.
Como nada mudou desde então, não restou outra alternativa a não ser vender seus futuros veículos como a marca NEVS.
O consórcio, aliás, anunciou que lançaria seu primeiro modelo (baseado na plataforma do Saab 9-3) no ano de 2017. A intenção da empresa era conquistar boa aceitação na China para, então, buscar espaço em outros mercados pelo mundo.
Outra vida
Apesar de ter falido como montadora de veículos, segundo o que foi apurado pelo próprio site da marca, a Saab continua “viva”, oferecendo soluções aeroespaciais civis, aéreas, terrestres, navais e de segurança.
A empresa emprega mais de 16.500 pessoas e tem vendas anuais de cerca de 31 bilhões de coroas suecas (aproximadamente US$3,4 bilhões no momento da redação).
Cerca de um quarto da receita de vendas da Saab é reinvestida em pesquisa e desenvolvimento. Há muitos exemplos de produtos da Saab, mas entre os mais emblemáticos estão o sistema de caça Gripen, o submarino Saab Kockums da classe Gotland e o sistema de armamento Carl-Gustaf.