urgente
170 lojas fechadas, falência e abandono: O triste fim de shopping tradicional no coração de São Paulo
03/03/2024 às 13h00
Saiba tudo sobre o fechamento do estabelecimento em São Paulo
Quando o assunto se trata da falência de grandes empresas, sabemos bem que vocês gostam de ficar por dentro de tudo o que aconteceu, quando se trata de um grande Shopping então…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, neste domingo (3), vocês irão conhecer a história, com 170 lojas fechadas, falência e abandono, que dá conta do triste fim de um shopping tradicional no coração de São Paulo.
As informações são do portal Assuntos Criativos e de acordo com o que foi divulgado pela fonte, o antigo Shopping Artur Alvim, popularmente conhecido como Coquinho, uma referência aos coqueiros que ficavam posicionados na entrada, era um dos grandes centros comerciais da região e fechou suas portas em 1994 desde então nunca mais abriu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações dão conta ainda de que em meio ao seu fechamento, já houveram muitas especulações do que ele poderia se tornar e dentre elas: a reabertura do mesmo shopping; um Shopping Popular (semelhante a 25 de março) que primeiramente abrigaria comerciantes MEI que morassem na região; um Centro de Formação Aluno Atleta e no Núcleo Esportivo Nosso Idoso, contando com infraestrutura para educação e também 12 modalidades olímpicas de Esporte e modalidades esportivas adaptadas para Idosos; e uma igreja evangélica.
Contudo, até então, nada foi feito e o prédio abandonado é usado por mendigos, criminosos e animais abandonados. Sem manutenção desde o fechamento, o prédio corre o risco de cair, de acordo com o que foi informado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um vídeo que circula nas redes sociais, mais precisamente no TikTok, também conta um pouco da história do estabelecimento.
Assim, é explicado que: “Hoje a gente vai falar de um shopping que está fechado há mais de 20 anos em São Paulo. O shopping Arthur Alvim é popularmente conhecido como o shopping coquinho e fica na região da zona leste de São Paulo”, diz.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CLTs em êxtase: Lei trabalhista em vigor crava 9 dias de folga a trabalhadores em 2025
● Atenção hoje (16): Comunicado da Caixa traz 2 alertas e confirma o que encerra a poupança automaticamente
● “Aumento de 6,87%”: Bonner paralisa JN com canetada de Haddad que traz aumento a aposentados do INSS em 2025
E então segue dando detalhes sobre o que aconteceu no local: “O centro de compras foi inaugurado no início da década de 90 e ficou nas regiões mais populosas de São Paulo. Ele possuía mais de 27.000 m² de área construída e contava com espaço para cerca de 170 lojas. O shopping está assim, abandonado há vários anos. Informações diferentes falam dos dados do seu Fechamento”, explica.
O que aconteceu com o Shopping Coquinho?
“Num blog da folha de São Paulo, é possível encontrar que o shopping foi fechado no ano de 1998. Em outros sites de pesquisa de lugares abandonados é possível encontrar os dados do seu fechamento, na verdade foi em 1994… Ai vem a pergunta, porque um centro de compra na região mais populosa de São Paulo, fechada as portas e está abandonada ha tanto tempo?”, questiona.
E por fim, explica: “A teoria mais aceita e mais divulgada na internet é que nessas compras as lojas foram vendidas separadamente para cada lojista, e não alugadas, como tradicionalmente é feito. Não demorou muito e o shopping acabou fechando suas portas, pois os donos das lojas acabaram não pagando, o IPTU nem a taxa de condomínio, levando assim o shopping a uma dificuldade financeira muito grande”, diz.
“É um ponto que pode ter contribuído para a falência do Shopping”, finaliza.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: