O QUE ROLOU?!

Descanse em paz: O triste fim de rede de supermercados gigante que o Pão de Açúcar tratou de comprar

20/05/2024 às 5h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Supermercado gigante acabou sendo engolido pelo Grupo Pão de Açúcar após anos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Freepik)

Relembre o caso de rede gigante de supermercados que acabou sendo comprada pelo Pão de Açúcar após anos de atuação no setor

Em julho do ano de 2002, o Grupo Pão de Açúcar tomou a decisão de adquirir uma rede gigantesca e tradicional de supermercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa mesma rede que fez história e marcou a vida de milhares de brasileiros, principalmente os paulistanos na década de 90, acabou sumindo após essa transação.

Se trata da rede Supermercados Sé, fundada ainda na década de 50 e que fez parte do grupo português Jerônimo Martins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A compra

De acordo com a Folha de S. Paulo, a transação custou aos cofres do GPA o valor de R$ 375 milhões de reais.

O acordo que havia sido assinado no dia 30 de junho de 2002 previa uma transferência de 100% das ações da Jerônimo Martins Distribuição Brasil ao GPA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Histórico

A rede de Supermercados Sé possuía em seu poder 60 unidades espalhadas em São Paulo. Vale destacar que, na época, a venda serviu para enxugar as dívidas do Grupo Jerônimo Martins.

Com isso, o Grupo Jerônimo optou por reduzir a dívida em um local que representou a maior parcela dos seus resultados negativos em 2001, focalizando em locais com maiores níveis de rentabilidade, como Portugal e a Polônia, conforme foi divulgado pela diretora de comunicação do grupo, Marta Maia.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Marta, com a venda dos Supermercados Sé, a dívida da Jerônimo Martins ficaria abaixo da meta para o final de 2002, que era na época chegava ao equivalente de 1 bilhão de euros.

Porém, segundo o Estadão, no início de 2002, a dívida já chegava a 1,3 bilhão de euros.

Vale destacar que Marta Maia não considerava que a venda tinha sido um mau negócio no mercado, falava-se até que o negócio seria pelo dobro do valor anunciado.

Fora isso a rede já havia se transformado em um elefante branco, uma vez que a manutenção do mesmo significaria uma injeção contínua de capital para mantê-lo de pé.

Reviravolta

Com a aquisição, as lojas dos Supermercados Sé passaram a serem convertidas entre as bandeiras Pão de Açúcar e  Compre Bem na época, o que acabou fazendo a marca histórica a sumir do mapa.

Vale dizer que para arrematar o Sé, o GPA entrou em um leilão fechado coordenado por representantes do ex-dono da rede, o grupo português Jerônimo Martins, em junho de 2002.

Uma curiosidade extra oficial, é que segundo analistas, Diniz não foi a primeira opção da rede portuguesa para a venda.

Isso porque, quando Diniz também resolveu vender suas lojas em Portugal, anos atrás, os controladores do Sé tinham interesse nos pontos.

Mas a cadeia brasileira acabou vendendo as lojas para os próprios funcionários portugueses, fazendo com que o grupo Jerônimo perdesse o negócio, criando assim uma rixa pessoal, algo que o Pão de Açúcar nega até hoje.

Como ficou a situação do GPA após a compra do Sé Supermercados?

Essa aquisição elevou a concentração do mercado, afinal de contas, o Pão de Açúcar passou a ser dono de 15% do setor contra 13,6% até junho daquele ano.

Isso fez com que a rede aumentasse também o seu poder de negociação com as indústrias.

Fora isso, de acordo com a Folha de S.Paulo, com a venda do, o Pão de Açúcar  passou a fechar um maior volume de encomendas para as suas lojas.

Isso fez com que a empresa conseguisse os melhores descontos com os fornecedores. O que, entretanto, não deveria influenciar nos preços, segundo avaliava a direção do grupo.

Com a operação, a rede passou a acumular um faturamento anual de R$ 10,9 bilhões e 507 lojas aumentando ainda mais a a distância do Carrefour (R$ 9,2 bilhões), que na época era o segundo colocado no ranking do setor.

Thumbnail Video Youtube

compra
Pão de Açúcar
sé supermercados

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.