Esse aparelho que você usa junto do celular agora te causará multa
Todo motorista sabe que dirigir utilizando aparelho celular é uma inflação séria no trânsito, correto? Os problemas vão desde pequenos acidentes a mortes por falta de atenção dos condutores.
Pois bem, preocupados com as multas e os pontos negativos que o uso de celulares podem acarretar, os motoristas acharam uma saída. Bom, era uma boa opção e até ela agora pode fazer você ser multado. Estamos falando dos suportes para smartphones, que são, por exemplo, muito comuns em carros por aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, motoristas de modo geral passaram a usar como uma desculpa para poderem usar celular. Por um tempo a saída até funcionou, mas, agora uma regra vai multar quem estiver utilizando celular no suporte enquanto dirige.
Mas como assim?
Ter o suporte no carro e, por exemplo, usar para se localizar através do GPS, não é um problema. Mas, o manuseio do aparelho no suporte enquanto direto, será. Isso é o que diz Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele esclareceu que a multa é em relação ao manuseio do celular, mesmo que fixo no suporte. Só ter seu aparelho ali fixado não é problema algum, e muito menos passível de punição. Você vai poder utilizar ele normalmente para e guiar, mas, fazendo algo fora desses limites, a multa será certa.
Qual o valor da multa ao ser pego usando o celular?
De acordo com o site Doutor Multas, a infração tem aplicação de 07 pontos na CNH e ainda tem uma multa no valor R$ 293,47.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabia dessa lei que entrou em vigor?
Se você anda de carro é bom se atentar a uma nova lei que está em vigor desde 27 de abril. Acontece que a partir dessa data passou a valer a lei 14.562/2023, que tornou crime inafiançável dirigir veículos em geral sem placa ou com adulterações de chassi. E isso recai diretamente sobre os motoristas.
De acordo com informações do jornal O Dia, a pena vai de reclusão de quatro a oito anos e multa. E se o dono do carro adulterar o veículo e usar para fins comerciais, a lei será ainda mais severa.