Pare tudo o que você estiver fazendo para saber detalhes sobre as duas mudanças no pix cravadas pelo Banco Central
Antes de mais nada, é muito importante ressaltar que o Banco Central, se trata, em suma, de é uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.
Dito isso, simplesmente, sem nem pensar duas vezes, o Banco Central crava duas mudanças no PIX, baixa ordem para todos os bancos do país e vocês saberão de todos os detalhes agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem mais delongas, vamos então direto ao assunto. As informações estão disponíveis no portal do Próprio Banco Central. Assim, conforme o que foi divulgado em dezembro de 2023, o Banco Central publicou as regras de funcionamento do Pix Automático.
Assim, por meio do seu comunicado, foi explicado que. “As normas estabelecem os procedimentos operacionais do Pix Automático e as regras de limites de valor. Outro conjunto de publicações, inclusive os manuais técnicos, está previsto para o início de 2024”, disse.
Pois bem, e as informações não param por aí. Ainda segundo o que foi divulgado: “A oferta do Pix Automático aos usuários pagadores será obrigatória pelos participantes do Pix”, disse e continuou:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Os participantes que não forem aprovados nos testes homologatórios e não disponibilizarem o Pix Automático a seus usuários no lançamento do serviço, a ocorrer em 28 de outubro de 2024, serão multados por dia de atraso na oferta (limitado a 60 dias). O BC também alterou outras partes do Manual de Penalidades do Pix, para abranger a oferta do novo serviço”, pontuou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● FIM dos cartões de crédito: Novo serviço do Banco Central traz substituto crucial e + 2 viradas históricas do PIX
● Pesadelo no PIX e decreto que atinge a poupança: Banco Central emite comunicado com 2 viradas na Caixa
● Banco Central emite comunicado para quem tem poupança na Caixa, Itaú, Santander e + e crava alerta hoje (2)
Como funciona o PIX automático?
Sobre quem está fazendo o pix automático, o Banco Central explicou que a nova modalidade trará ainda mais comodidade, oferecendo uma alternativa de pagamento recorrente sem fricções. Já para quem está recebendo, o Pix Automático tem o potencial para aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, diante das mudanças do Banco Central, além do pix automático, também teremos um limite de valor do qual podemos usufruir.
Agora que você já tem todas essas informações, caso você precise, é só aproveitar da melhor forma possível!