EXCELENTE!

É realidade: Aposentadoria especial do INSS é garantida a brasileiros aos 55 anos em apenas 2 passos

27/11/2024 às 19h00

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Aposentadoria especial do INSS é garantida a brasileiros aos 55 anos em apenas 2 passos - Foto: Internet

Excelente notícia confirmada aos brasileiros com aposentadoria chegando aos 55 anos e em apenas 2 passos simples; confira os detalhes

Responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), se trata de nada menos que um dos principais órgãos do Governo Federal. E por falar nele, dessa vez, iremos tratar de uma grande vitória cravada pela autarquia aos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, a grande realidade é que, a aposentadoria aos 55 anos é possível e tudo isso em apenas 2 passos. Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações do portal Contábeis, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.

Aposentadoria aos 55 anos

Em suma, é possível garantir a aposentadoria aos 55 anos de idade os profissionais que trabalham em condições insalubres. Ademais, estamos se referindo ao benefício especial, concedido para quem consegue comprovar a exposição a agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, é importante mencionar que, quanto mais danoso à saúde for a atividade executada, menor o tempo para garantir o montante na conta.

Quem pode solicitar?

Em síntese, é fundamental apresentar documentos que comprovem a exposição permanente a agentes nocivos, como é o caso do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei da aposentadoria em vigor garante descanso aos 55+ (Foto: Reprodução/ Internet)
Nova lei da aposentadoria em vigor garante descanso aos 55+ (Foto: Reprodução/ Internet)

Vale mencionar que, diversas profissões podem se enquadrar na aposentadoria especial, incluindo mineradores, trabalhadores da construção civil, metalúrgicos, entre outros. Maiores informações a respeito do benefício antecipado podem ser obtidas consultando o INSS ou um especialista em Direito Previdenciário.

Requisitos

Tempo de Contribuição: Necessário comprovar 15, 20 ou 25 anos de atividade com exposição permanente a agentes nocivos, dependendo do grau de risco associado à atividade.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idade Mínima: A Emenda Constitucional nº 103, de 2019, estabeleceu idades mínimas para a concessão da aposentadoria especial:

  • 55 anos para atividades de alto risco (15 anos de exposição);
  • 58 anos para atividades de médio risco (20 anos de exposição);
  • 60 anos para atividades de baixo risco (25 anos de exposição).

Profissões que garantem a aposentadoria aos 55 anos

Ademais, diversas profissões podem garantir o direito à aposentadoria especial do INSS, desde que as mesmas cumpram as condições de tempo de contribuição e atividade insalubre. A seguir, confira algumas delas:

  • Telefonistas;
  • Motoristas de ônibus e caminhões de carga;
  • Operadores de câmaras frigoríficas;
  • Soldadores;
  • Metalúrgicos;
  • Operadores de caldeira e de Raio-X;
  • Estivadores;
  • Técnicos de enfermagem;
  • Vigias armados.

Aposentadoria especial em 2 passos

Em síntese, aos que desejam solicitar o benefício especial do INSS, precisam seguir um processo simples e que possui apenas 2 passos:

  • Reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos, dependendo do tipo de aposentadoria;
  • Entrar em contato com o INSS por meio do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a solicitação de aposentadoria.
INSS esconde de você: Aposentadoria aos 55 anos ganhando R$ 7.000 vira realidade em 8 passos - Foto: Internet
Aposentadoria antecipada no INSS – Foto: Internet

Considerações finais

  • A aposentadoria especial garante a aposentadoria aos 55 anos;
  • O benefício é garantido a quem consegue comprovar a exposição a agentes nocivos por 15, 20 ou 25 anos de trabalho;
  • Em suma, quanto mais danoso a atividade, menor o tempo da aposentadoria;
  • Para o benefício, é deve-se apresentar documentos que comprovem a exposição, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

aposentadoria INSS
Benefício INSS
INSS
Pagamento INSS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.