Excelente notícia confirmada aos brasileiros com aposentadoria chegando aos 55 anos e em apenas 2 passos simples; confira os detalhes
Responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), se trata de nada menos que um dos principais órgãos do Governo Federal. E por falar nele, dessa vez, iremos tratar de uma grande vitória cravada pela autarquia aos brasileiros.
Em suma, a grande realidade é que, a aposentadoria aos 55 anos é possível e tudo isso em apenas 2 passos. Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações do portal Contábeis, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentadoria aos 55 anos
Em suma, é possível garantir a aposentadoria aos 55 anos de idade os profissionais que trabalham em condições insalubres. Ademais, estamos se referindo ao benefício especial, concedido para quem consegue comprovar a exposição a agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos de trabalho.
Ademais, é importante mencionar que, quanto mais danoso à saúde for a atividade executada, menor o tempo para garantir o montante na conta.
Quem pode solicitar?
Em síntese, é fundamental apresentar documentos que comprovem a exposição permanente a agentes nocivos, como é o caso do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que, diversas profissões podem se enquadrar na aposentadoria especial, incluindo mineradores, trabalhadores da construção civil, metalúrgicos, entre outros. Maiores informações a respeito do benefício antecipado podem ser obtidas consultando o INSS ou um especialista em Direito Previdenciário.
Requisitos
Tempo de Contribuição: Necessário comprovar 15, 20 ou 25 anos de atividade com exposição permanente a agentes nocivos, dependendo do grau de risco associado à atividade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idade Mínima: A Emenda Constitucional nº 103, de 2019, estabeleceu idades mínimas para a concessão da aposentadoria especial:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 55 anos para atividades de alto risco (15 anos de exposição);
- 58 anos para atividades de médio risco (20 anos de exposição);
- 60 anos para atividades de baixo risco (25 anos de exposição).
Profissões que garantem a aposentadoria aos 55 anos
Ademais, diversas profissões podem garantir o direito à aposentadoria especial do INSS, desde que as mesmas cumpram as condições de tempo de contribuição e atividade insalubre. A seguir, confira algumas delas:
- Telefonistas;
- Motoristas de ônibus e caminhões de carga;
- Operadores de câmaras frigoríficas;
- Soldadores;
- Metalúrgicos;
- Operadores de caldeira e de Raio-X;
- Estivadores;
- Técnicos de enfermagem;
- Vigias armados.
Aposentadoria especial em 2 passos
Em síntese, aos que desejam solicitar o benefício especial do INSS, precisam seguir um processo simples e que possui apenas 2 passos:
- Reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos, dependendo do tipo de aposentadoria;
- Entrar em contato com o INSS por meio do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a solicitação de aposentadoria.
Considerações finais
- A aposentadoria especial garante a aposentadoria aos 55 anos;
- O benefício é garantido a quem consegue comprovar a exposição a agentes nocivos por 15, 20 ou 25 anos de trabalho;
- Em suma, quanto mais danoso a atividade, menor o tempo da aposentadoria;
- Para o benefício, é deve-se apresentar documentos que comprovem a exposição, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.