IMPORTANTE

OFICIAL: INSS muda idade para se aposentar em 2023 e você pode ter direito

17/09/2023 às 18h38

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
INSS muda idade para se aposentar em 2023 (Foto: Internet)

INSS muda regras para aposentadoria e você precisa ficar atento

A aposentadoria é um tema de grande importância para muitos trabalhadores, e nos últimos anos, as regras para se aposentar vêm passando por transformações significativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta disso, é de grande importância que você esteja atento a essas mudanças para compreender como elas podem afetar seus direitos previdenciários.

Até recentemente, a aposentadoria por tempo de contribuição era uma escolha disponível para aqueles com um histórico de tempo de serviço suficiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, a reforma da previdência implementou alterações cruciais que podem afetar tanto o momento quanto o montante que você receberá. Veja a seguir mais detalhes.

Mudança no cálculo do benefício

Uma mudança significativa envolve o cálculo do benefício. Antes, o cálculo considerava apenas os 80% maiores salários de contribuição, excluindo os 20% menores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, agora, a média é calculada com base em todos os salários de contribuição, ou seja, os 20% menores salários do contribuinte irão entrar na equação, o que pode afetar o valor total da aposentadoria.

INSS (Reprodução/Internet)

INSS (Reprodução/Internet)

Quais foram as principais mudanças na aposentadoria em 2023?

Além das mudanças em relação ao cálculo do benefício, as novas diretrizes para aposentadoria trazem outras mudanças notáveis e que necessitam de atenção dos beneficiários.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, tanto homens quanto mulheres têm a opção de solicitar a aposentadoria aos 60 anos de idade, com pelo menos 35 anos de contribuição para os homens e 57 anos de idade, com pelo menos 30 anos de contribuição para as mulheres.

Outra regra relevante é a regra da pontuação, que combina a idade do indivíduo com o tempo de contribuição. Para se aposentar de acordo com essa regra, as mulheres precisam acumular 90 pontos até 2023, enquanto os homens precisam alcançar 100 pontos.

Outra abordagem é a regra do pedágio, que exige que o trabalhador contribua por um período igual ao tempo que falta para atingir o requisito mínimo de contribuição.

Aposentadoria
aposentadoria 2023
INSS
Novas Regras INSS
regras aposentadoria

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.