IMPORTANTE
OFICIAL: INSS muda idade para se aposentar em 2023 e você pode ter direito
17/09/2023 às 18h38
INSS muda regras para aposentadoria e você precisa ficar atento
A aposentadoria é um tema de grande importância para muitos trabalhadores, e nos últimos anos, as regras para se aposentar vêm passando por transformações significativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, é de grande importância que você esteja atento a essas mudanças para compreender como elas podem afetar seus direitos previdenciários.
Até recentemente, a aposentadoria por tempo de contribuição era uma escolha disponível para aqueles com um histórico de tempo de serviço suficiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, a reforma da previdência implementou alterações cruciais que podem afetar tanto o momento quanto o montante que você receberá. Veja a seguir mais detalhes.
Mudança no cálculo do benefício
Uma mudança significativa envolve o cálculo do benefício. Antes, o cálculo considerava apenas os 80% maiores salários de contribuição, excluindo os 20% menores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, agora, a média é calculada com base em todos os salários de contribuição, ou seja, os 20% menores salários do contribuinte irão entrar na equação, o que pode afetar o valor total da aposentadoria.
Quais foram as principais mudanças na aposentadoria em 2023?
Além das mudanças em relação ao cálculo do benefício, as novas diretrizes para aposentadoria trazem outras mudanças notáveis e que necessitam de atenção dos beneficiários.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 17 feriados, sendo 8 prolongados, aumento do salário mínimo e +1: 3 vitórias aos trabalhadores em 2025
● Nova projeção de aumento do salário mínimo para 2025 é divulgada hoje (19) com valor jamais esperado
● Extinção do RG: Brasileiros recebem ultimato e novo documento exigido é retirado em 3 passos
Agora, tanto homens quanto mulheres têm a opção de solicitar a aposentadoria aos 60 anos de idade, com pelo menos 35 anos de contribuição para os homens e 57 anos de idade, com pelo menos 30 anos de contribuição para as mulheres.
Outra regra relevante é a regra da pontuação, que combina a idade do indivíduo com o tempo de contribuição. Para se aposentar de acordo com essa regra, as mulheres precisam acumular 90 pontos até 2023, enquanto os homens precisam alcançar 100 pontos.
Outra abordagem é a regra do pedágio, que exige que o trabalhador contribua por um período igual ao tempo que falta para atingir o requisito mínimo de contribuição.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]