Brasileiros que possuem certas doenças populares têm direito a aposentadoria. A seguir, confira mais detalhes sobre a modalidade e veja a lista das enfermidades que asseguram o benefício previdenciário
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma lista de doenças populares que libera a aposentadoria imediatamente no órgão.
Essa medida visa facilitar o acesso aos benefícios previdenciários para aqueles trabalhadores que enfrentam condições de saúde debilitantes e que, muitas vezes, não conseguem continuar trabalhando. Para quem não sabe, estamos falando sobre o Benefício por Incapacidade Permanente, ou antiga aposentadoria por invalidez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, a liberação do benefício depende da avaliação de um médico perito realizada em uma unidade da Previdência Social. Dessa forma, não basta apenas a realização de um requerimento para ser beneficiado, precisa passar por um exame criterioso aonde será constatado a existência da doença.
Confira a lista de doenças que liberam a aposentadoria
- Abdome agudo cirúrgico
- Acidente vascular encefálico (agudo)
- Alienação mental
- Câncer (Neoplasia Maligna)
- Cardiopatia grave
- Cegueira
- Doença de Paget
- Doença de Parkinson
- Esclerose múltipla
- Espondiloartrose anquilosante
- Hanseníase
- Hepatopatia grave
- AIDS
- Nefropatias graves
- Paralisia irreversível e incapacitante
- Contaminação por radiação
- Tuberculose Ativa
Vale destacar que, de acordo com as informações disponibilizadas pelo portal oficial do Governo Federal, para ter direito à aposentadoria por invalidez, além de comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho, ainda é necessário que o trabalhador tenha contribuído com a Previdência Social por pelo menos 12 meses.
Como solicitar o Benefício por Incapacidade Permanente:
- Reunir Documentação: Inicialmente, é necessário reunir toda a documentação necessária, como identidade, comprovante de residência, carteira de trabalho, contribuições e registros médicos.
- Agendar Perícia Médica: O próximo passo é agendar uma perícia médica junto ao INSS. Este é um momento crucial, onde a incapacidade do trabalhador será avaliada.
- Submeter-se à Perícia Médica: Durante a perícia, o médico avaliará a condição do trabalhador, determinando se a incapacidade é suficiente para a concessão do benefício.
- Aguardar a Decisão: Após a perícia, é um período de espera até que o INSS emita um parecer sobre o pedido de aposentadoria.
O que é e para que serve o INSS?
O INSS atua como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros, oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, entre outros benefícios. Ele permite que milhões de brasileiros tenham direito a uma renda mínima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE