MUDANÇAS
Oficial: Nova lei de trânsito entrará em vigor e fará muitos motoristas terem prejuízo se não souberem disso
20/06/2023 às 23h41

Nova lei de trânsito promete mexer com motoristas
Quem acompanha os noticiários na televisão deve saber a respeito de uma nova mudança que vem sendo discutida nas últimas semanas a respeito dos meios de transporte. Após uma série de reuniões, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma nova resolução que promete regularizar uma importante situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A resolução apontou as diferenças em relação aos ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual. A partir da nova lei, foi definido que as pequenas motos, acima de 32 km/h até 50 km/h, agora são ciclomotores e precisam de emplacamento e carteira de habilitação A ou ACC.
Elas terão dois anos para fazer registro no Detran, atualmente já é necessário capacete e habilitação. Diante disso, ficoi definido que ciclomotor é um “veículo de duas ou três rodas com motor de até 50 cm³ limitada a uma velocidade máxima de 50 km/h”. A nova lei também regularizou os outros equipamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei de trânsito (Foto: Reprodução/ Internet)
Os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos: patinetes, skates e monociclos motorizados. Além disso, “bicicleta elétrica não é ciclomotor (a bicicleta é o veículo dotado de duas rodas, não sendo, para efeito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor)”.
A resolução entra em vigor em 1° de julho de 2023. Para os veículos que entraram em circulação e que não obtiveram código de marca/modelo/versão para registro e licenciamento perante os órgãos estaduais de trânsito, a partir de 1° de novembro de 2023 será concedido o prazo até 31 de dezembro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ADEUS após 5 anos no CE: Restaurante famoso fecha as portas em Fortaleza e emite comunicado a clientes
● 90 lojas: Novo shopping chega em abril com pé na porta em Campinas, SP, Globo confirma e faz rivais chorarem
● R$1,5BI pelos ares e Banco Central desesperado: Banco tão popular quanto Itaú sofre com falência devastadora
Por que aconteceu a mudança na lei de trânsito?
Essa nova lei foi criada em função do aumento no uso desse tipo de veículo em circulação pelas cidades e a necessidade regras mais específicas para o tráfego. A intenção é a de trazer mais proteção e segurança dos pedestres, ciclistas e motociclistas.

Modelos agora terão que seguir regras (Foto: Reprodução/ Internet)
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br