ATENÇÃO!
Agora é oficial: Nova lei do Banco Central é confirmada por Bonner no JN e abala poupança, a Caixa, o Itaú e+
29/06/2024 às 11h15
O âncora do Jornal Nacional paralisou o jornalístico e trouxe à tona a nova lei que atinge em cheio os usuários da caderneta na Caixa, Itaú e mais
A conta poupança é um dos serviços mais usados pelos brasileiros nos grandes bancos. É nela que muita gente guarda seu dinheiro de forma segura e vê-lo render mensalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, uma nova lei do Banco Central foi confirmada por Bonner no Jornal Nacional e abala poupança, a Caixa, o Itaú e demais instituições financeiras.
Acontece que, de acordo com o jornal, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa de juros da economia, a Selic, em 0,25 ponto percentual, indo de 10,75% ao ano para 10,5%, no dia 19 de junho de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Depois de sete cortes seguidos, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu manter sem alteração a taxa básica de juros da economia brasileira em 10,5% ao ano. A decisão foi unânime.”, disse William Bonner.
O índice apresentado está longe de ser o ideal. Isso porque, caso a taxa Selic esteja acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês sobre o valor depositado, mais a Taxa Referencial. O que significa um montante minúsculo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O portal oficial do Nubank explicou como a realidade na prática funciona. “A poupança sente diretamente a mudança na Selic porque, por definição, a rentabilidade da caderneta está atrelada à taxa básica de juros. Mas nem sempre ela sobe junto com a taxa.”
Veja logo abaixo a regra de rendimento da poupança:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta aos aposentados do INSS: Aumento do benefício chega voando em 2025 e é maior do que o imaginado
● R$ 190BI: Tarcísio anuncia novas linhas de Metrô em SP para salvar paulistas a partir de 2025
● Está confirmado: INSS convoca aposentados para receberem o 13° salário em 1 semana
- Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês sobre o valor depositado + Taxa Referencial;
- Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic ao ano + Taxa Referencial.
Dessa forma, quando a Selic estiver inferior a 8,5%, o rendimento da poupança aumenta conforme a taxa básica de juros. Em contra partida, se a Selic estiver acima de 8,5%, como é o caso atual, a poupança rende de maneira fixa, em 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial.
Assim, aqueles que possuem conta poupança em bancos como a Caixa, Nubank, Itaú e outras instituições financeiras que seguem a mesma linha de rendimento, a notícia não é das melhores.
Diante desse cenário, todos os bancos tem que continuar seguindo essa taxa de juros, o que resulta no impedimento de mais lucro para quem decide investir na poupança.
Onde investir meu dinheiro?
Com a taxa Selic em 10,5% e um rendimento não tão alto assim, outras formas de investimento além do BB surgem como salvação para milhares que ficam na dúvida de onde aplicar seu dinheiro. Abaixo, confira alguns investimentos:
- Tesouro Direto;
- Certificado de Depósito Bancário (CDB);
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
- Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
- Letra de Câmbio (LC);
- Fundos Imobiliários;
- Fundos de Investimentos;
- CRIs e CRAs;
- Investimento em ouro.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: