A verdade sobre tarifa zero no metrô de São Paulo em 2024
O metrô de São Paulo é um dos meios de transporte público mais usados do país. Por dia, simplesmente milhões de pessoas usam o espaço para usarem o transporte. A maioria das pessoas são trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E ocorreu um boato da possibilidade da tarifa paga ser zero. Isso correu na boca do povo e muito se falou sobre se seria possível mesmo as pessoas usarem o metrô de forma gratuita e agora temos a resposta. A movimentação veio após sucesso da tarifa zero para ônibus em SP.
Tarcísio de Freitas, Governador de São Paulo, é contra, conforme informações da repórter Maju Arruda Leite em entrevista a rádio Bandeirantes no dia 27 de novembro. Na entrevista, ela explicou o motivo do político não apoiar a iniciativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que é inviável essa ideia zerar as tarifas do metrô e da CPTM”, iniciou ela. Em seguida, ela contou que a prefeitura de São Paulo manifestou vontade em testar essa tarifa zero e ir contra o que pensa o governo do Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De início, a tarifa zero seria aos domingos e feriados, dessa forma, seria medido o impacto e a adesão da iniciativa. Em seguida, ela expôs que Tarcísio de Freitas disse ao ser questionado que é absolutamente contra a medida.
O QUE DISSE O GOVERNADOR?
Em seguida, a rádio Bandeirantes mostrou um trecho da fala de Tarcísio explicando o motivo de ser contra. “Absolutamente contra! Eu não consigo ver viabilidade em você colocar um sistema que tem 8 milhões e 300 mil passageiros com tarifa zero. Que tem estruturas de custos completamente diferentes. Alguém já apresentou de fato a conta de quanto que vai ser esse subsídio? É hoje esse valor, com a catraca livre vai ser mais. Então quanto que você vai subtrair de outras políticas públicas para vir com a tarifa zero? Para mim é algo que não se sustenta, não faz sentido e nós não vamos embarcar”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, ela contou que conversou com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e destacou que o político concordou com o posicionamento do governador.