O órgão confirma nova idade mínima para se aposentar
O INSS, a autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, confirmou uma grande novidade, deixando os brasileiros em festa diante da notícia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o órgão bateu o martelo e confirmou uma nova idade mínima para se aposentar no Brasil. Assim, nesta quinta-feira (11), o TV Foco traz detalhes sobre o assunto de tamanha importância aos cidadãos.
O fato é que o sistema previdenciário passou por grandes transformações ao longo dos anos, com o principal objetivo de enfrentar desafios como o envelhecimento da população e garantir a viabilidade do sistema. A importância da segurança financeira na terceira idade é inegável devido à diminuição da capacidade de trabalho e ao aumento das despesas relacionadas à saúde e ao cuidado pessoal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, no que diz respeito às novas regras de aposentadoria estabelecidas pelo INSS, é importante observar que houve mudanças significativas, principalmente quando falamos sobre a aposentadoria por tempo de contribuição. Esta modalidade foi extinta, e agora existem diferentes formas de se aposentar, como a aposentadoria por idade, a aposentadoria especial e a aposentadoria por invalidez.
Agora, na aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima exigida passou a ser 58 anos e 6 meses para as mulheres com 30 anos de contribuição e 63 e 6 meses para os homens com 35 anos de contribuição. Segundo o INSS, fica garantido o direito à aposentadoria quando o segurado preencher, cumulativamente, esses requisitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Agência Gov’, na regra de transição por pontos da aposentadoria por tempo de contribuição, o somatório da idade mais o tempo de contribuição passou de 90 para 91 pontos para mulheres, e de 100 para 101 pontos para os homens.
Dessa forma, é importante destacar que fica assegurado o direito à aposentadoria quando forem preenchidos, cumulativamente, os seguintes requisitos: 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos de contribuição, para os homens. O somatório da idade e do tempo de contribuição, incluídas as frações, equivalente a 91 pontos, se mulher, e 101 pontos, se homem.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o calendário de pagamentos do INSS em abril de 2024?
Confira, a seguir, o calendário de pagamentos da autarquia:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Benefícios de até 01 salário mínimo
NIS com final 1: 24 de abril;
NIS com final 2: 25 de abril;
NIS com final 3: 26 de abril;
NIS com final 4: 29 de abril;
NIS com final 5: 30 de abril;
NIS com final 6: 2 de maio;
NIS com final 7: 3 de maio;
NIS com final 8: 6 de maio;
NIS com final 9: 7 de maio;
NIS com final 0: 8 de maio.
Benefícios acima de 01 salário mínimo
NIS com finais 1 e 6: 2 de maio;
NIS com finais 2 e 7: 3 de maio;
NIS com finais 3 e 8: 6 de maio;
NIS com finais 4 e 9.