ALERTA!

Risco fatal: Eduardo Oinegue para Jornal da Band com proibição da ANVISA contra doce n°1

Oinegue para Jornal da Band com proibição da Anvisa contra doce (Foto: Reprodução/ Internet)

Oinegue para Jornal da Band com proibição da Anvisa contra doce (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O apresentador Eduardo Oinegue paralisa às pressas o Jornal da Band com proibição da Anvisa contra um dos doces mais famosos

Eduardo Oinegue, apresentador no Jornal da Band, noticiou sobre uma proibição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) envolvendo o doce n°1 do Brasil, gerando grande preocupação.

A proibição se deu após a constatação de que o doce, amplamente consumido, poderia ter substâncias que podem causar sérios danos à saúde. Assim, Eduardo Oinegue deu a notícia no dia 23 de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Uma empresa do Paraná foi obrigada a retirar doces do mercado em todo o país por suspeita de contaminação por uma bactéria que causa intoxicação alimentar.”, assim disse o apresentador.

Resumo

Prédio da Anvisa (Imagem Reprodução Internet)

Anvisa faz marca de doces recolher produtos

A Anvisa confirmou o comunicado de recolhimento de alguns lotes de 7 tipos de balas muito populares e famosas no Brasil. Trata-se de produtos da marca Dori, uma das maiores no ramo alimentício no Brasil.

Assim, destacando que, a gigante possui diversos petiscos, desde amendoins, snacks, gomas, chocolates, e uma infinidade de balas. No entanto, a empresa passou por um pequeno problema em suas produções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a reportagem da Band a lista divulgada pela Anvisa inclui balas de hortelã, tuti-fruti, morango e iogurte. Assim, o órgão cravou a proibição e recolhimento do produto no dia 19 de agosto.

Dessa forma, a resolução da Anvisa confirmou o recolhimento voluntário da Dori, além de determinar a suspensão da distribuição, comercialização e uso de balas fabricadas entre 21 de junho e 10 de julho deste ano.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o órgão, a medida se deu devido ao potencial risco de presença de Salmonella Muenchen nos lotes indicados pela empresa, produzidos na fábrica de Rolândia, no Paraná.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Dori identificou e cravou o recolhimento voluntário de 7 balas devido a possível contaminação (Foto: Reprodução/ Dori)

Afinal, quais os riscos da Salmonella?

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a Salmonella se trata de uma bactéria que causa intoxicação alimentar, sendo transmitida justamente pela ingestão de itens contaminados.

Assim, destacando que, em casos mais raros, pode provocar quadros graves, como internações e até morte. O MS informa que as queixas de Salmonella podem surgir entre 6 e 72 horas após o consumo e pode se manifestar com:

O tratamento costuma ser feito em casa por meio do repouso e ingestão de líquidos para controlar os sintomas enquanto o sistema imunológico combate a infecção.

Assim, destacando que, em alguns casos, são indicados medicamentos para auxiliar no alívio dos sintomas e reposição de eletrólitos por meio de soros, devido à desidratação.

Situação atual da empresa pós-proibição da Anvisa

A empresa, que iniciou o recolhimento voluntário, confirmou que o processo de descontaminação, limpeza e higiene da fábrica afetada já terminou.

Assim, o risco na ingestão dos produtos só diz respeito aos doces e lotes mencionados nesta matéria. Com todos os outros produtos da Dori podendo ser comercializados e consumidos, sem preocupação.

A Dori

A Dori, marca reconhecida pela qualidade e inovação no segmento de confeitaria e alimentos, oferece uma ampla gama de produtos que atendem às preferências de consumidores de diferentes faixas etárias.

Com mais de 50 anos de história, a empresa se destaca pela excelência em seus produtos, que incluem balas, chocolates e guloseimas, sempre buscando ingredientes de alta qualidade.

Seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social também fortalece sua imagem positiva, conquistando a confiança e a preferência dos consumidores ao longo dos anos.

Assim, destacando que, a Dori é sinônimo de tradição e inovação, trazendo alegria e sabor para o dia a dia das pessoas.

As balas Dori estão entre as mais vendidas do Brasil (Foto: Divulgação)

Considerações finais

Em suma, a proibição temporária de alguns lotes de balas da Dori pela Anvisa reforça a importância do rigor no controle de qualidade e segurança alimentar, especialmente para marcas de grande alcance.

Assim destacando que, apesar do incidente, a resposta rápida da empresa com o recolhimento voluntário e a aplicação de medidas corretivas demonstra seu compromisso em garantir a segurança e a confiança dos consumidores.

Por fim, vale destacar que o problema foi restrito a lotes específicos, não comprometendo outros produtos da marca, que seguem disponíveis e seguros para consumo.

A Dori se manifestou sobre o recolhimento das balas; veja na íntegra

“AVISO DE RECOLHIMENTO DE PRODUTOS

A Dori Alimentos (CNPJ No. 52.123.916/0010-23) informa que iniciará o recolhimento voluntário dos seguintes produtos, distribuídos em âmbito nacional, fabricados em sua unidade fabril de Rolândia/PR, no período compreendido entre 21/06/24 e 10/07/24:

Veja mais

Os produtos listados acima estão sendo recolhidos de forma voluntária devido a um potencial risco de contaminação com Salmonella Muenchen.

A ingestão de Salmonella Muenchen pode causar infecção gastrointestinal, cujos sintomas mais comuns são: dor abdominal, diarreia, febre e vômito.

Os pontos de venda e estabelecimentos varejistas estão orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos, e o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada acabou.

Pedimos aos consumidores que tenham adquirido produtos desses lotes que não os consumam e entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Dori Alimentos, pelo telefone 0800 707 4077 de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 e aos sábados das 8:00 às 12:00,

Ou por e-mail (sac@dori.com.br), para o esclarecimento de dúvidas sobre o recolhimento e/ou sobre o processo de reembolso, sem quaisquer custos aos consumidores.

Todos os outros produtos da Dori, incluindo produtos como os acima de outros lotes e datas de validade, são considerados seguros para consumo.

Assim, a Dori reforça seu compromisso contínuo com a qualidade, transparência e a saúde e segurança de seus consumidores.”

CLIQUE AQUI para ver mais matérias sobre a Anvisa.

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile