A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre entra em ação quando empresas fogem das regras sanitárias e colocam à população em risco
Risco fatal foi o motivo da proibição da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) contra 3 marcas de óleo, leite e mais 1 produto popular das donas de casa, que precisaram ser retirados às pressas dos supermercados como Carrefour, Assaí, entre outros.
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, em abril de 2023, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto Óleo de Soja, marca Cocamar, data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023, fabricado por Cocamar Cooperativa Agroindustrial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, a decisão foi motivada considerando o Laudo de Análise 1131.1P.0/2022, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, no qual identificou no lote do produto em questão, teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária.
A gordura trans pode causar diferentes danos à nossa saúde, estando seu consumo excessivo relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrame, aterosclerose e infarto. O problema foi identificado apenas no lote informado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos.
Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote citado. Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL MARCA DE LEITE FOI BARRADA PELA ANVISA?
Outra marca famosa que teve a suspensão pela Anvisa e precisou ser retirada do Carrefour, Assaí e demais redes de supermercados foi da empresa Natville de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
A Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos seguintes produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômitos e risco fatal: Decreto da ANVISA proíbe marca de sal, manteiga e +1 queridinho das donas de casa
● Anvisa faz proibição contra 4 chocolates de marca n°1 e decreta retirada do Carrefour, Assaí e +
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
- Leite UHT integral;
- Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro);
- Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25kg);
O motivo foi explicado pela Anvisa através do decreto da Resolução-RE Nº 2.146, de 15 de junho de 2023. Foi constatado através de uma inspeção feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que os produtos em questão foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, sem a devida autorização do Ministério.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda. Também foi verificado que esses alimentos foram fabricados sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.
A EMPRESA SE MANIFESTOU?
É essencial que os brasileiros também fiscalizem a data de validade dos produtos e sempre consultem se alguma marca está proibida de ser comercializada por motivos de saúde.
Com mais de 25 anos de uma história de sucesso, a Natville é referência em seu segmento e sempre transparente, a mesma emitiu um comunicado em seu site oficial esclarecendo o ocorrido e pontuando que se tratou de um caso isolado.
Desse modo, a própria empresa fez o recolhimento voluntário desses produtos e atualmente segue produzindo e comercializando normalmente os mesmos. Veja o comunicado abaixo:
QUAL FOI O ÚLTIMO PRODUTO QUE PRECISOU SER RETIRADO DO CARREFOUR, ASSAÍ E DEMAIS SUPERMERCADOS?
De acordo com informações de consulta pública da Anvisa no portal Gov, foi publicada a Resolução Nº 1.689 no dia 02 de maio de 2024, proibindo a comercialização do sal moído refinado iodado União, que é encontrado facilmente no Carrefour e Assaí.
O motivo foi por causa do Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 73.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central do Estado de São Paulo Instituto Adolfo Lutz, onde ocorreu um resultado insatisfatório para o ensaio de determinação de iodo (menor que o estabelecido).
No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha. O risco fatal foi motivado pelo perigo de um produto conter informações incompletas.
Sem as informações corretas, uma pessoa alérgica, por exemplo, pode passar mal e até morrer se comer algo que não estava escrito no rótulo da embalagem. O problema foi identificado apenas no lote mencionado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?
Para denunciar uma questão relacionada à saúde pública à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os indivíduos podem acessar o site oficial da agência e utilizar o formulário específico disponível na seção de denúncias.
Contudo, nesse formulário, é necessário fornecer detalhes precisos sobre a situação denunciada, incluindo informações sobre o produto ou serviço em questão. Além disso, o local onde foi encontrado e qualquer evidência relevante que possa ajudar na investigação.
Após o envio da denúncia, a Anvisa irá analisar o caso e tomar as medidas apropriadas, conforme necessário, para garantir a proteção da saúde pública.