Olhando chegada da concorrência, Ibope muda sua postura e passa a divulgar os dados de audiências das emissoras
29/09/2015 às 14h42
Pouca gente sabe, mas o Ibope mantém os dados de audiência das emissoras abertas em sigilo. Sim, o instituto sempre procurou enfatizar que esse serviço dos dados é uma contratação feita pelas emissoras. No entanto, os próprios canais fazem questão de divulgar os dados por meio de suas assessorias. Com a chegada de um novo instituto para medir a audiência das TVs no Brasil, a GFK, o Ibope acaba de tomar uma atitude inédita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informa a jornalista Keila Jimenez, em decisâo inédita, o Ibope passa a divulgar a audiência da TV aberta e TV paga, semanalmente, em seu site. As primeiras pesquisas compreendem o período de 14 a 20 de setembro e já podem ser conferidas no site do instituto. É a primeira vez em mais de 70 anos que o Ibope abre esses dados.
Os primeiros dados já disponibilizados trazem os índices das cinco principais emissoras de TV abertas e também dos canais pagos. Para quem não sabe, entre os dez programas mais vistos na TV fechada, 10 são desenhos. Isso apenas confirma, que o público infantil realmente migrou para a TV Fechada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Primeiros dados do GfK apontam aumento na audiência de SBT e Record
Vale dizer, que nos Estados Unidos, a Nielsen, Instituto responsável por medir a audiência da TV americana, sempre divulgou os dados dos canais de forma bastante detalhada. Pressionado, com a chegada da GFK no Brasil, que pretende divulgar seus dados para todo mundo no próximo mês, o Ibope parece ter decidido mudar sua postura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em tempo:
Tais pesquisas reportam a média de audiência semanal das cinco emissora de TV aberta presentes no Painel Nacional de Televisão (que reúne 15 mercado no país). Trazem também a audiência por dia da semana de todos os programas do horário nobre desses canais, um ranking dos 10 dos programas de maior audiência da TV por assinatura, entre outras informações.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Neto tira Band do poço no Apito Final com rebaixamento do Corinthians e último suspiro: Audiências 08/09
● César Tralli anuncia saída do ar ao vivo, confirma substituto no JH e explode em último dia: Audiências 19/5
● Com Sabina sacando celular para Bocardi, BDSP afunda e Ana Paula explode em volta à Globo: Audiências 15/05
A Bandeirantes não tolerou o atraso do instituto em relação aos primeiros números de medição de audiência, que ainda não foram divulgados. Essa foi a justificativa encontrada pela emissora para rescindir o contrato com o instituto alemão.
De acordo com Ricardo Monteiro, Managing Director da GfK, o assunto com a Band ainda não foi totalmente encerrado. É o que informa o colunista Flávio Ricco. Houve uma reaproximação das partes, com a abertura de uma nova linha de negociação.
Entre as emissoras que se acertaram – Record, SBT e RedeTV! -, a informação é de que, por conta das dificuldades financeiras que está passando, como cortes de gastos e demissões ocorrendo, a Band optou por não gastar milhões com a chegada do instituto.
Autor(a):
Aaron Tura
Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista, formato na universidade nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado por em minha rede social @aarontura no Instagram