As baratas proliferam várias doenças
Se tem uma coisa que incomoda muitas pessoas são as pragas causadas por insetos. Um dos mais temidos, sem sombra de dúvidas, são as baratas. Isso porque a presença delas significa dizer que o ambiente pode estar sujo e a proliferação de uma série de doenças.
Ao avistar uma barata em casa, por exemplo, uma das primeiras reações é a de pisar nela para eliminar uma possível ameaça. Entretanto, essa não é a recomendação mais aceita, principalmente, em função das consequências que uma atitude como essa pode causar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pisar em uma barata é pouco eficiente para matar o animal. Acontece que as bactérias que estão presentes no inseto se espalham com mais facilidade no ambiente e podem ser prejudiciais para quem tem asma ou alergias.
Além disso, as baratas podem transmitir doenças, já que transitam por locais repletos de patógenos, como esgotos e lixões. Esses insetos hospedam e transmitem natural ou experimentalmente cerca de 40 espécies de bactérias, das quais pelo menos metade é prejudicial aos seres humanos.
O que fazer para evitar que as baratas apareçam em sua casa?
- As baratas costumam se agradar de restos de comida, especialmente sobras de alimentos doces. Sendo assim, é importante manter sempre limpo as áreas comuns, principalmente, a cozinha e a sala de jantar;
- Outro detalhe importante é que as baratas costumam viver em buracos e fendas que possuem comunicação com o exterior. Por isso, passar massa ou cimento para tapar essas regiões;
- Esvazie as latas de lixo com frequência;
- Sempre que lavar a louça, retire o excesso de comida e jogue fora imediatamente para que as baratas não sejam atraídas por ela;
- É importante conferir a parte traseira dos aparelhos que geram calor ou umidade. Acontece que estes são os locais preferidos destes insetos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE