ONG de Direitos Humanos surpreende e defende Danilo Gentili após condenação
13/04/2019 às 20h09
A condenação de Danilo Gentili à prisão por causa de um vídeo polêmico (e antigo) que fez em resposta à deputada Maria do Rosário (PT-RS) continua surpreendendo. Vários humoristas e influenciadores digitais se pronunciaram condenando a decisão da juíza, mesmo não concordando com o conteúdo do vídeo feito por Danilo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas não foram só nomes tradicionalmente ligados à esquerda como Fábio Porchat e Dani Calabresa que se pronunciaram contra a sentença arbitrária. A ONG Human Rights Watch, tradicional instituição em defesa dos Direitos Humanos, afirmou hoje a prisão de um comediante por ofender uma deputada pode ferir a liberdade de expressão.
+Galvão Bueno se emociona com visita a jornalista hospitalizado e foto é divulgada
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ninguém deveria ser preso por ter dito algo ofensivo, independentemente de quão repugnantes sejam suas declarações e atitudes. Ao invés disso, aqueles que desejarem procurar a justiça por danos a sua reputação, deveriam fazê-lo por meio de uma reparação de caráter civil”, disse uma diretora da ONG no Brasil.
De acordo com a opinião da ONG, que foi publicada no site oficial da instituição, “o Brasil deveria suprimir esses três crimes do seu código penal”, destacando que a pessoa “ofendida deveria buscar indenização por meio de processos civis, e ninguém deveria ser preso pelo que diz”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+O Sétimo Guardião: Valentina radicaliza e atira pra valer em Sampaio
“O relator especial da ONU sobre a promoção e proteção do direito à liberdade de opinião declarou em 2000 que a prisão nunca deveria ser aplicada como punição por difamação e recomendou que os Estados revogassem suas leis penais de difamação e se baseassem nas normas sobre difamação dos códigos civis”, diz o texto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Saudade eterna: Carta psicografada de Paulo Gustavo divulgada em canal traz mensagem de arrepiar após morte
● Rodrigo Bocardi, da Globo, vive relação discreta há anos e fotos entregam identidade de grande amor
● Banho após abraçar estrela da Globo e palavra proibida: 5 segredos guardados a 7 chaves de Roberto Carlos
Nem @DaniloGentili nem qualquer outra pessoa deveria ser presa por dizer algo ofensivo, independentemente de quão repugnante seja. Quem quiser procurar a justiça por danos a sua reputação, deveria fazê-lo por meio de uma reparação de caráter civil. https://t.co/btTZvK5AW2 pic.twitter.com/9tQbflA2rJ
— HRW Brasil (@hrw_brasil) April 13, 2019
NEYMAR APOIA DANILO GENTILI
Mesmo que já fosse suspeita de muita gente, o jogador Neymar surpreendeu muita gente ao enviar um vídeo para o presidente Jair Bolsonaro com seu amigo, Gabriel Medina. Agora, foi a vez dele prestar sua solidariedade a Danilo Gentili, que foi condenado à prisão por causa de uma piada.
Assim como muitos humoristas, que declararam apoio público à liberdade de expressão e defenderam o humorista, o jogador parece também se solidarizar com o drama de Danilo. Isso porque ele passou a seguir o apresentador do SBT após toda essa polêmica.
+Tiago Leifert elogia Paula ao anunciar vitória e é detonado na internet: “Sem noção”
Neymar ainda surpreendeu ao curtir uma foto publicada por Danilo. Nela, ele aparece frente a um fundo vermelho com o dizer “Danilo Livre”. Essa imagem, inclusive, está em todas as redes sociais do apresentador e já tem quase um milhão de curtidas no Instagram.
Outras pessoas famosas interagiram com a foto de Danilo. “Tu tá adorando né, seu porr@”,riu o youtuber Whindersson Nunes. O maquiador Augutin, famoso por apoiar Bolsonaro, disse: “Compra um fuzil e vai pra rua, aí ela vai entender que você é apenas uma vítima”.
+Na Globo, Mateus Solano pede para fazer novela com Tony Ramos
O também youtuber Everson Zoio questionou se “rir é crime”, enquanto Camila Uckers soltou um grande “Kkkkkkkkkkkkkkkk”. Lívia Andrade, colega de Danilo no SBT, jogou as mãos para o céu.
Autor(a):
Fernando Lopes
Apaixonado pelo mundo da televisão, Fernando Lopes escreve sobre o assunto no TV Foco desde 2013.