Atenção
Fim do pagamento em ônibus metropolitanos de SP: Cartão Especial da EMTU é garantido em 3 passos online
03/09/2024 às 9h59
Fique por dentro do Cartão Especial da EMTU, para saber se você tem o direito de gratuidade nos ônibus metropolitanos de SP. Dá para solicitá-lo em apenas 3 passos online
Todos que possuem o direito de ter o Cartão Especial da EMTU precisam se atentar em como garanti-lo de maneira online, sem precisar sair de casa. Assim, dará fim ao pagamento dos ônibus metropolitanos no estado de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os transportes públicos são essenciais para o ir e vir dos cidadãos, mas apesar do nome público, as pessoas precisam pagar para utilizar seus serviços. Porém, alguns grupos de pessoas, se estiverem dentro dos requisitos, podem ter esse acesso gratuito.
De acordo com o portal ‘Catraca Livre’, a EMTU implementou um sistema online para solicitar o Cartão Especial, que dá acesso gratuito ao transporte metropolitano para as pessoas com deficiência. Desde maio de 2024, essa novidade está disponível para as regiões de Campinas, Sorocaba e Baixada Santista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso tudo se tornou possível por conta da implementação da plataforma WebCapes, onde os passageiros podem enviar os documentos diretamente ao sistema, simplificando o processo. Vale lembrar que as pessoas aptas ao benefício são aquelas com deficiência que comprometem a capacidade de trabalho, ou menores de 16 anos.
Deficiências auditivas severas ou profundas, visuais, mentais e múltiplas são as que dão direito. Há também as doenças orgânicas incapacitantes, como as causadas pelo HIV e neoplasias malignas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira os 3 passos para ter o Cartão Especial da EMTU
O primeiro passo é ter ume-laudo de isenção tarifária, adquirido em uma unidade de saúde credenciada no município. Em seguida, deve se orientar através das instruções detalhadas no Manual do Usuário, disponível no site da EMTU.
A plataforma pedirá alguns documentos digitalizados e também uma foto. Assim a empresa poderá avaliar tudo e aprovar a situação do passageiro. Em caso de aprovação, o usuário terá que retirar o Cartão Especial ou pedir para entregar em casa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio ciente: Bilhete Único traz FIM vital do pagamento no ônibus, metrô e CPTM para salvar 3M de paulistas
● 25 estações, 32km e R$ 38 BI na mesa: Nova linha de metrô é confirmada por Tarcísio no coração de SP
● Alerta: Globo confirma atitude comum nas estações que está cancelando o Bilhete Único com todo saldo
O e-laudo se tem através de uma unidade do SUS, em que os profissionais farão a avaliação, emitindo o laudo de maneira eletrônica, confirmando a deficiência. Dependendo da classificação, ele seguirá válido de 6 meses até 2 anos completos.
Portanto, as pessoas com deficiências, após passarem pelo SUS, podem realizar o pedido do Cartão Especial da EMTU de maneira completamente online, sem sair de casa. Além de recebê-lo também em casa, se selecionar esta opção.
Quando a EMTU foi fundada?
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), do estado de São Paulo, surgiu no dia 13 de dezembro de 1977. Ela é uma empresa controlada pelo governo do estado.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: