Operadores querem mudar as regras para o uso do WhatsApp
A rede social mais popular entre o público quando o assunto se trata de troca de mensagens, ligações e outra série de ferramentas, o WhatsApp possui milhões de usuários espalhados pelo mundo. Para quem não sabe, o aplicativo, vale destacar, está em atividade desde meados de 2009.
No Brasil, as operadoras de celular sabem da importância do WhatsApp na vida de seus clientes e costuma oferecer algumas ofertas interessantes, como a gratuidade do uso da rede social. Entretanto, essa colher de chá, segundo o portal FDR, pode estar com os dias contados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a matéria, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pretende negociar com as diversas operadoras de telefone no país para rever a situação envolvendo o WhatsApp. As operadoras estão alegando um aumento significativo do uso de redes envolvendo aplicativo.
A ideia de excluir o WhatsApp, Instagram e o X (Twitter) da gratuidade dos serviços oferecidos pelas operadoras, fará com que os clientes paguem um valor extra para usar esses aplicativos. Ainda não se há confirmação se empresas como TIM, Vivo, Claro e OI farão a mudança de maneira permanente.
A Anatel estaria de olho nessa possibilidade e pretende intervir para ajudar os consumidores. Segundo dados da Meta, empresa responsável por Instagram e WhatsApp, o Brasil conta com 113,5 milhões. Além disso, 93% dos brasileiros usam o WhatsApp como principal aplicativo para comunicação.
Qual função o aplicativo está testando?
De acordo com informações apuradas do site especializado WABetaInfo, o aplicativo está em processo de testar um novo recurso que promete melhorar a experiência de seus usuários, enquanto as funções de mensagem de vídeo e áudio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Hoje”: Âncora paralisa jornal na Globo e confirma vitória com 10 presentões do Bolsa Família em novembro
● Portas lacradas e caindo aos pedaços: Shopping de SP, tão popular quanto Bourbon, tem ADEUS devastador
● Nada de 5 anos para renovar a CNH: Lei de trânsito em vigor traz novo prazo e alerta máximo a idosos
A novidade envolve um sistema de alternância entre essas funções, um recurso que visa facilitar o processo de escolha do modo de envio de mensagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o recurso foi introduzido na versão beta da plataforma e ainda está em fase de teste por um número limitado de usuários. Após o sucesso dos testes, todos os usuários terão acesso à essa nova funcionalidade.
A nova ferramenta poderá ser ativada de um menu que é aberto depois que o usuário clica no ícone de microfone ou câmera. Atualmente, os usuários do WhatsApp podem alternar entre os modos de áudio e vídeo apenas dando um leve toque nos ícones correspondentes.
Contudo, o objetivo da novidade é diminuir as chances de erros na hora de enviar uma mensagem de áudio ou vídeo, fazendo com que os usuários se confundam menos. A principal vantagem é a maior precisão na hora de escolher o modo de envio de mensagem, minimizando equívocos.
No entanto, o lado negativo, é que a alternância de modos pode demandar mais tempo. Isso se dá pois, para alternar entre os modos, o usuário terá que clicar no botão, esperar o menu abrir e, por fim, escolher o tipo de mensagem que deseja enviar.